quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Retrospectiva Yuriy Pogorelov, no Porto:


Informação recebida da Nomadic.0910 (meetings between art and science), do Porto:

O ciclo Nomadic.0910 – encontros entre arte e ciência orgulha-se de apresentar a primeira exposição retrospectiva de ilustrações de Yuriy Pogorelov, professor de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O percurso de Yuriy Pogorelov é paradigmático da ambição do ciclo Nomadic.0910, na medida em que testemunha de forma particularmente eficaz a convergência de vocações diferenciadas do conhecimento. Yuriy tem vindo a dedicar-se de forma continuada à ilustração desde há várias décadas, alimentando esta prática quotidiana com conhecimentos multidisciplinares e referências a áreas tão distintas como as ciências, política, história, tecnologia e sociedade.

O seu corpo de trabalho, profundamente enraizado no seu próprio percurso biográfico, desdobra-se em universos simultaneamente acessíveis e complexos, simultaneamente severos e delirantes. Estes universos são construídos a partir de um humor que observa, subverte e desconstrói o conhecimento e a condição humana dos modos mais surpreendentes.

1 comentário:

  1. eu não quero ser mázinha , mas nem um postezinho sobre a treta , comprovada pela hiperciência , da gripe suína ? está mal. há que reconhecer os erros.

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.