domingo, 31 de janeiro de 2010

Espólio integral de Pessoa "on-line"

A Biblioteca Nacional Digital (BND), departamento da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) que disponibiliza 10.500 títulos em formato electrónico, coloca online neste ano o espólio integral de Fernando Pessoa. Das obras de autores portugueses disponibilizadas na BND destacam-se "os 29 cadernos manuscritos e o dactiloscrito da 'Mensagem' de Fernando Pessoa e os documentos dos espólios de José Saramago, Antero de Quental e Camilo Pessanha" (Helena Patrício, directora de Serviços de Sistemas de Informação da BNP).

Além das obras destes autores, também as de António Feliciano de Castilho, Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Eça de Queirós foram digitalizadas.

A funcionar desde 2002, a BND registou, entre Janeiro e Agosto deste ano, mais de cinco milhões de consultas, com destaque para o espaço dedicado a Eça de Queirós, que recebeu cerca de 7500 visitas mensais, o portal Fernando Pessoa, com 3600 visitas por mês, e Os Lusíadas, com 1500 visitas em cada 30 dias.

As versões portuguesas das publicações da União Europeia também já estão em formato electrónico, podendo ser acedidas aqui.

Uma lista completa das bibliotecas digitais em Portugal pode ser consultada no site da Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas, aqui.

1 comentário:

  1. Vá lá ver se as capelinhas deixam mesmo que venha o espólio completo, e não o espólio conveniente...

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.