sábado, 23 de março de 2024

"TRABALHAM SEM DESCANSO E NÃO PEDEM AUMENTO"

Tem 24 anos, é madrilena, gosta de viajar, interessa-se por moda, é uma influencer digital e apresentadora do reality show "Sobreviventes”, valoriza a autenticidade, a empatia e a criatividade, e está preocupada com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão. Marca presença nas redes sociais e tem milhares de seguidores, frequenta eventos e dá entrevistas em que fala de si, da vida e do mundo. É classificável nessa nova categoria designada por "famosos". É uma "famosa"!

Imagem colhida aqui
Esta descrição não é de uma pessoa, mas de (mais) um produto de inteligência artificial que mimetiza uma pessoa, destinado à dita "indústria de influencers". Apesar de mostrado à imprensa no ano passado, tem-lhe sido dado aí destaque nos últimos dias. Nota-se a sua aproximação ao real, quer dizer, ao ideal de real, melhor, a um certo ideal de real. Neste particular, bate produtos anteriores: é mais natural, versátil, espontâneo... Compare-se a imagem da esquerda com as duas seguintes, analisem-se fotografias e vídeos, disponíveis na internet, para se tentar perceber a dimensão diversa e complexa (existencial, social, laboral, ética, tecnológica...) em que o produto se situa. Nesse sentido, achei especialmente interessante a "entrevista" à dita figura, que li e vi aqui.

Num outro registo, a jornalista Natalia Ponjoan ajuda-nos a perceber o produto num artigo, publicado em Dezembro passado, com o significativo título:

La nueva industria de ‘influencers’ virtuales: celebridades que trabajan sin descanso y no piden un aumento. Agencias y grandes tecnológicas crean personalidades digitales con inteligencia artificial para explotar el mercado de la influencia y los famosos. 

Sem comentários:

A NOVA LINGUAGEM DA EDUCAÇÃO E DA MEDICINA

Soube há poucos dias que não é só a linguagem educativa que tem perdido expressões que lhe são (ou eram) específicas, que lhe conferem (ou ...