Depoimento recebido de dois professores do ensino secundário:
A prova de exame nacional de Física e Química A contém um item, o item 10.2, que admite duas respostas como verdadeiras.
A
Sociedade Portuguesa de Física considerou no seu parecer que «há
ambiguidade na redação “após ajuste do sinal II ao ecrã do
osciloscópio”, pois não é identificada a natureza do ajuste».
Nos itens de escolha múltipla não pode existir ambiguidade, pois só pode existir uma resposta inequivocamente correta.
Neste caso, desconhecendo-se a natureza do ajuste (por exemplo, uma alteração da escala do sinal II), podem ser consideradas como corretas as opções B e C da versão 1 (o IAVE considera que apenas a opção C é possível, o que de todo não é correto). A situação é agravada pelo facto de serem os bons alunos, aqueles que serão mais prejudicados. A expressão "ajuste ao ecrã" sugere uma alteração de escala e, percebendo que há duas respostas corretas, os alunos (sobretudo os melhores) tendem a escolher a opção B da opção 1 que é também uma alternativa possível.
Se um item de escolha múltipla é ambíguo, deixa de ser válido, por isso deve ser dada a cotação desse item a todos os alunos.
Nos itens de escolha múltipla não pode existir ambiguidade, pois só pode existir uma resposta inequivocamente correta.
Neste caso, desconhecendo-se a natureza do ajuste (por exemplo, uma alteração da escala do sinal II), podem ser consideradas como corretas as opções B e C da versão 1 (o IAVE considera que apenas a opção C é possível, o que de todo não é correto). A situação é agravada pelo facto de serem os bons alunos, aqueles que serão mais prejudicados. A expressão "ajuste ao ecrã" sugere uma alteração de escala e, percebendo que há duas respostas corretas, os alunos (sobretudo os melhores) tendem a escolher a opção B da opção 1 que é também uma alternativa possível.
Se um item de escolha múltipla é ambíguo, deixa de ser válido, por isso deve ser dada a cotação desse item a todos os alunos.
Carlos Portela e Rogério Nogueira
4 comentários:
Como o microfone que gera o sinal II foi afastado ou seja a sua fase irá estar em atraso o que significa que o sinal azul se irá deslocar para a direita. Fazendo nenhuma das resposta correta
Se o microfone que gera o sinal II foi afastado o seu sinal chega mais tarde ...
A amplitude das ondas não é importante? Não sofre alteração pelo facto de um dos microfones ter sido afastado, fazendo com que os sinais não estejam em fase?
Li com bastante atenção o Exame de Física-Química do 11º ano de 2021 (1ª chamada).
Gostaria apenas de deixar aqui uma questão: Qual o objetivo pretendido com esta forma de elaborar as questões num exame de Física-Química?...
Chega-se, infelizmente, à triste conclusão, que os Senhores Professores, responsáveis pela elaboração deste Exame, têm algumas falhas graves no âmbito da sua formação de base em Física, deixando também muito a desejar o seu domínio da Língua Portuguesa.
Enviar um comentário