sexta-feira, 9 de julho de 2021

Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

Depoimento que prestei à editora 2020 sobre uma competição juvenil ganha pelo Colégio de São Teotónio em Coimbra:

O gosto pela ciência pode começar pelo gosto pela leitura, como aconteceu comigo próprio. A par da escola, que é insubstituível, fui entrando no mundo da ciência através dos livros como os da colecção Ciência para Gente Nova desse grande mestre que foi Rómulo de Carvalho. Já nesse tempo (anos 60 e 70) havia bons livros de divulgação da ciência em português, capazes de transmitir o encanto da ciência, essa continuada descoberta do mundo. Hoje, num tempo em que a ciência está muito maior, esses livros são naturalmente muitos mais. E estão à nossa disposição, nas livrarias e nas bibliotecas, para nos ajudarem a descobrir o mundo.

Se a aprendizagem parte da leitura, a escrita é um meio de prolongar a leitura. Não se pode escrever sem se ter lido e, quanto mais se ler, melhor se escreve. A escrita enriquece quem escreve e deve também enriquecer quem lê. Leitura e escrita estão intimamente ligadas, ambas dando prazer a quem escreve e a quem lê.

O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa é uma excelente iniciativa da muito ativa 20|20 Editora (a editora da colecção O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo) que visa estimular o gosto ao mesmo tempo pela ciência e pela escrita entre os mais jovens. Parabéns a todos os que participaram e, muito em particular, aos vencedores!

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...