sexta-feira, 9 de julho de 2021

SOBRE O ERRO NO EXAME NACIONAL DE FÍSICA E QUÍMICA

 Depoimento recebido de dois professores do ensino secundário:

A prova de exame nacional de Física e Química A contém um item, o item 10.2, que admite duas respostas como verdadeiras.

A Sociedade Portuguesa de Física considerou no seu parecer que «há ambiguidade na redação “após ajuste do sinal II ao ecrã do osciloscópio”, pois não é identificada a natureza do ajuste».
Nos itens de escolha múltipla não pode existir ambiguidade, pois só pode existir uma resposta inequivocamente correta.
Neste caso, desconhecendo-se a natureza do ajuste (por exemplo, uma alteração da escala do sinal II), podem ser consideradas como corretas as opções B e C da versão 1 (o IAVE considera que apenas a opção C é possível, o que de todo não é correto). A situação é agravada pelo facto de serem os bons alunos, aqueles que serão mais prejudicados. A expressão "ajuste ao ecrã" sugere uma alteração de escala e, percebendo que há duas respostas corretas, os alunos (sobretudo os melhores) tendem a escolher a opção B da opção 1 que é também uma alternativa possível.
Se um item de escolha múltipla é ambíguo, deixa de ser válido, por isso deve ser dada a cotação desse item a todos os alunos. 

Carlos Portela e Rogério Nogueira

4 comentários:

OverPower disse...

Como o microfone que gera o sinal II foi afastado ou seja a sua fase irá estar em atraso o que significa que o sinal azul se irá deslocar para a direita. Fazendo nenhuma das resposta correta

Unknown disse...

Se o microfone que gera o sinal II foi afastado o seu sinal chega mais tarde ...

Alberto Silva disse...

A amplitude das ondas não é importante? Não sofre alteração pelo facto de um dos microfones ter sido afastado, fazendo com que os sinais não estejam em fase?

JM disse...

Li com bastante atenção o Exame de Física-Química do 11º ano de 2021 (1ª chamada).

Gostaria apenas de deixar aqui uma questão: Qual o objetivo pretendido com esta forma de elaborar as questões num exame de Física-Química?...

Chega-se, infelizmente, à triste conclusão, que os Senhores Professores, responsáveis pela elaboração deste Exame, têm algumas falhas graves no âmbito da sua formação de base em Física, deixando também muito a desejar o seu domínio da Língua Portuguesa.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...