terça-feira, 27 de julho de 2021

HOJE DAVID SOBRAL ÀS 18 H NO "CIÊNCIAS ÀS SEIS" ON-LINE



Na terça-feira, dia 27 de Julho às 18h via plataforma Zoom, realiza-se a sessão intitulada "Em busca das nossas origens cósmicas" com David Sobral, astrofísico e professor na Universidade de Lancaster e moderação do Professor Carlos Fiolhais, director do Rómulo. 

 Esta é a última sessão da 5ª edição do ciclo "Ciência às Seis" do ano lectivo de 2020/21, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade. Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre, sem necessidade de inscrição. 

 Acesso à sessão no Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85680890756 ou ID da reunião: 856 8089 0756 

 Resumo da Palestra: É natural que os seres humanos se interroguem sobre as origens. De onde vem o Universo? De onde veio tudo o que existe? Em particular, de onde vieram as estrelas e as galáxias? A moderna ciência astrofísica veio trazer luz sobre a origem do Universo: hoje sabemos que teve início com o Big Bang, há 14 mil milhões de anos, e que as primeiras estrelas e galáxias começaram cerca de um milhão de anos mais tarde. Mas como eram essas estrelas e galáxias primitivas que hoje estão muito longe de nós devido à expansão do espaço? 

 Biografia do Orador: 

 David Sobral, professor associado da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. A sua área de especialidade é a astrofísica extragaláctica, isto é, tudo o que está fora da nossa Galáxia, a Via Láctea, o conjunto de milhares de milhões de sóis. Em particular tem estudado a origem e evolução das galáxias. Natural do Barreiro, David Sobral doutorou-se na Universidade de Edimburgo, na Escócia, em 2011, Nos dois anos seguintes foi pós-doc no Observatório de Leiden, nos Países Baixos. De 2013 a 2016 trabalhou na Universidade de Lisboa, para depois se transferir para Lancaster onde está hoje. O seu feito que teve mais impacte nos média foi a descoberta em 2015 da galáxia “COSMOS Redshift 7” (CR7), a 12,9 mil milhões de luz da Terra. O limite do Universo observável é 14 mil milhões de anos luz. Essa galáxia, com nome associado ao jogador português mais famoso de sempre, é a mais brilhante do Universo primordial e um sítio onde formaram algumas das estrelas mais antigas, mas David Sobral também estudou a chamada “crise cósmica”, os filamentos galácticos e os “tsunamis” de galáxias. O seu trabalho já lhe valeu várias distinções. 

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...