domingo, 8 de novembro de 2020

Olga Pombo vai estar em directo nas palestras "Ciência às Seis" no Rómulo


Tema: "
As imagens com que a ciência se faz" por Olga Pombo

Hora: 10 nov 2020 06:00 PM Lisboa
Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85719374774?pwd=eFZYOXB6ZjN0U2xib2piVFZJc1RaUT09
ID da reunião: 857 1937 4774
Senha de acesso: 812782

Evento criado no Facebook e no Site

Realiza-se na terça-feira, dia 10 de Novembro, pelas 18 horas, a palestra intitulada "As imagens com que a ciência se faz", inserida no novo ciclo  “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade. O evento on line destina-se a todo o público.  Será palestrante Olga Pombo, Professora jubilada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Facebook e no Site:

https://videoconf- colibri.zoom.us/j/85719374774?pwd=eFZYOXB6ZjN0U2xib2piVFZJc1RaUT09
ID da reunião: 857 1937 4774
Senha de acesso: 812782

Resumo:

As ciências sempre fizeram imagens. Desde a geometria grega que o destino da ciência se cruza, não apenas com a palavra escrita, mas também com o delinear da figura, com o desenho da forma, com a configuração do espaço. Também hoje as ciências continuam a fazer-se de e com imagens que elas mesmas produzem. Imagens cada vez mais sofisticadas, que envolvem processos de produção sempre novos que a ciência mesma vai tornando possíveis. 

Imagens que, ontem como hoje, estiveram sempre lá, não apenas para comunicar a outros um saber já constituído, não apenas para tornar fácil o que é difícil, para dar a ver o que já se sabe, mas - suspeitamos nós - para contribuir, de forma decisiva, para a constituição desse saber, para compreender o que sem elas não se compreenderia.

Todos olhámos, mas nunca vimos, as imagens com que a ciência sempre se fez. Como se elas não estivessem lá. Pretendemos contrariar este alheamento, esta espécie de desatenção face ao lugar das imagens em ciência. Que funções lhes são atribuídas? Que papel desempenham?

Biografia:

Olga Pombo foi investigadora principal de vários projectos científicos e investigadora associada de diversos projectos internacionais desenvolvidos, por exemplo, pela Université de Lille III (França), Hebrew University of Jerusalem (Israel) ou Centre for the Studies of the Sciences and Humanities da University of Bergen (Noruega). Organizou ou co-organizou dezenas de eventos científicos, nacionais e internacionais.

É membro fundador da “Société de Philosophie des Sciences” (Paris) e membro de várias sociedades científicas, nacionais e internacionais. Fundadora e directora, desde 2010, da revista científica “Kairos. Journal of Philosophy & Science”, publicado pela De Gruyter, é autora e editora de numerosas publicações nacionais e internacionais sobre Leibniz, Filosofia da Ciência (unidade da ciência, interdisciplinaridade, epistemologia, imagem cientifica, ciência e arte, Poincaré, Neurath, Bachelard), mas também sobre Enciclopedismo, Hypertexto, Filosofia da Linguagem (Hobbes, Spinoza, Rousseau, Hegel) e Filosofia da Escola.

É actualmente, membro do conselho científico do “Réseau National des Maisons des Sciences de l’Homme” (Paris), do “Centro di Studi sulla Natura, l’Umano e l’Unità del Pensiero” (Roma), do conselho consultivo da “International Association for the Study of Controversies” e da comissão de honra do ”Plano Nacional de Leitura”.

Livros publicados:

Olga Pombo escreveu um elevado número de títulos dos quais se destacam:

Olga Pombo (2013), Tarefas da Epistemologia da Ciência para o século XXI. Lisboa: CFCUL.

Olga Pombo (2012), O Círculo dos Saberes. Lisboa: CFCUL/Gradiva.

Olga Pombo (2010), Palavra e Esplendor do Mundo. Estudos sobre Leibniz. Lisboa: Fim de Século.

Olga Pombo (2006), Unidade da Ciência. Programas, Figuras e Metáforas. Lisboa: Editora Duarte Reis.

Olga Pombo (2004), Interdisciplinaridade: Ambições e Limites. Lisboa: Relógio d’Água.

Olga Pombo (2002), A Escola, a Recta e o Círculo. Lisboa: Relógio d’Água.

Olga Pombo (2000), Quatro Textos Excêntricos (Hannah Arendt, Eric Weil, Bertrand Russell e Ortega y Gasset). Lisboa: Relógio d’Água.

Olga Pombo (1987), Leibniz and the Problem of a Universal Language. Münster: Noduz Publikationen.


Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...