segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Ciência às Seis (online): Os pais dos plásticos e do Nylon, pela química e escritora Raquel Gonçalves-Maia.


D
ia 3 de Novembro, às 18h, realiza-se via plataforma Zoom, a palestra intitulada "Química Industrial: Baekeland e Carothers” com a Professora Raquel Gonçalves-Maia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, com a coordenação de Carlos Fiolhais e António Piedade, neste semestre em formato Digital 

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88350808352?pwd=RlJQQzRjMHBKOVlUaUN1ME4yZFFvUT09

ID da reunião: 883 5080 8352
Senha de acesso: 049756

Evento criado no Facebook e no Site

"Química industrial: Baekeland e Carothers"

Chamamos químicos a produtos químicos como o plástico e o nylon, que invadiram o mundo, mas químicos são, de facto, as pessoas que trabalham em química e que desenvolvem novos produtos químicos. Baekeland são dois dos nomes mais influentes da Química Industrial. Leo Baekeland (1863-194) foi o químico e empresário belga, que é chamado o “pai dos plásticos” A baquelite, que desenvolveu nos Estados Unidos, vem do seu nome. Por seu lado, Wallace Carothers (1896-1937) foi um químico norte- americano, que trabalhou para a empresa Dupont, que inventou o nylon. Apanhado por uma depressão profunda, suicidou-se pouco antes do nascimento de uma sua filha.

BIOGRAFIA SUMÁRIA :

Raquel Gonçalves-Maia, química por formação mas renascentista por vocação, é Professora  da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado a Ciência, a História da Ciência, a Filosofia da Ciência e estabelecido pontes entre a Ciência, a Arte e a Literatura. Tem numerosos livros publicados, em particular, uma série, em Portugal (na editora Colibri)  e no Brasil, de biografias de químicos famosos.

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com



Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...