quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Coimbra e o Futuro I

 

Manifesto por Coimbra publicado no Diário de Coimbra no domingo passado:

Carlos Faro, Carlos Fiolhais, Fernando Seabra Santos e Gonçalo Quadros

Coimbra é uma cidade intimamente associada à História do País e detentora de uma marca prestigiada no mundo. Cada edifício tem um passado, cada rua conta uma história, cada canto evoca uma lenda. Estando assegurado o passado de Coimbra, é responsabilidade colectiva dar-lhe um futuro. É a nossa visão de futuro que queremos partilhar com os nossos concidadãos.

É uma visão de uma Coimbra cosmopolita, vibrante, ambiciosa, capaz de criar e de aproveitar as oportunidades que se lhe oferecem, e de ombrear, ou mesmo ultrapassar, com as cidades da mesma dimensão mais desenvolvidas do país e do mundo. É uma visão de progresso e modernidade que queremos partilhar e construir com as pessoas de Coimbra: as que cá nasceram, cá viveram, ou cá vivem, ou aquelas que, estejam onde estiverem, se sentem de alguma forma ligados a ela.

Orienta-nos um conjunto de ideias-força: fixação de empresas e criação de emprego; justiça social, inclusão e participação; bom uso dos recursos naturais; e digitalização e universalização de serviços ao cidadão.

É preciso em primeiro lugar criar riqueza fixando e atraindo talentos: Coimbra tem de ser competitiva e desenvolvida. Em Coimbra, a população de estudantes do ensino superior esconde uma crise demográfica séria. Muitos jovens deixam actualmente a cidade quando concluem a sua formação, pelo que uma política de retenção e atracção de população jovem é imperiosa. É preciso investimento que traga à cidade futuro para esses jovens. A actual pandemia acelerou a transição para o mundo digital, antecipando uma evolução inexorável. As empresas apostarão cada vez mais em políticas de teletrabalho. Se, no passado, Coimbra falhou na captação de iniciativas empresariais, no futuro tem uma oportunidade de ouro de garantir o regresso de quadros ligados à cidade por laços familiares ou afectivos.

 

A crise pandémica trouxe-nos tempos difíceis do ponto de vista económico e social: hoje é ainda mais evidente que Coimbra tem de ser solidária e inclusiva. Nenhuma comunidade moderna atingirá a plenitude com as desigualdades económicas e sociais que Coimbra, infelizmente, ainda exibe. São precisas políticas de erradicação da pobreza com particular foco nos mais jovens e nos mais idosos. O direito à habitação digna tem de ser assegurado. São precisas medidas corajosas de combate ao desemprego e ao emprego precário, à desnutrição e à solidão. Solidariedade, inclusão, justiça social e democracia devem ser pilares maiores de uma política de desenvolvimento.

Enfrentamos hoje o grave problema das alterações climáticas, que não podemos deixar, sem mais, às novas gerações: Coimbra tem de ser verde e ambientalmente responsável. A solução das questões globais começa no contexto local: a boa qualidade da água, do solo e do ar, o combate ao desperdício e a boa gestão energética têm de ser asseguradas. É nossa obrigação garantir que os sonhos e ambições dos nossos filhos e netos não sejam destruídos ou limitados pelas nossas acções ou omissões. Um desenvolvimento sustentável implica também uma mais harmoniosa ligação entre o centro urbano e a periferia.

Um bom acesso à Internet é hoje condição indispensável de desenvolvimento: Coimbra tem de ser digital e eficiente. É indispensável a cobertura total do concelho em fibra óptica, assim como uma cobertura de wifi em espaços de grande circulação. Coimbra deve ter os melhores serviços públicos do País, garantindo o investimento para a sua ampliação, modernização e universalização. Escolas, Serviços de Saúde, Serviços Camarários e Serviços Municipalizados, têm de se destacar pela sua qualidade e apostar numa relação próxima com os cidadãos. É necessário criar a rede que caracteriza as cidades inteligentes, de modo a assegurar a melhor funcionalidade dos serviços e uma gestão moderna do município. Usando recursos digitais ir-se-á mais longe no combate a lentidão e à burocracia, e ganhar-se-á na rapidez, facilidade e conveniência dos serviços às pessoas.

Coimbra tem futuro: é só querermos.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...