quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O PERIGO DE UM DESASTRE PATRIMONIAL NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

No rescaldo do incêndio do Museu nacional do Brasil, João Caraça, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, chama a atenção para os perigos a que está sujeito património histórico de Coimbra e refere a necessidade de meios consideráveis para o Museu de Ciência.

2 comentários:

Rui Baptista disse...

A exemplo do dito popular, "depios de casa roubada, trancas na porta", espero não ser seguido o princípio de depois de casa incendiada, aquisição de extintores!

Ildefonso Dias disse...

Senhor Professor João Caraça, estive ultimamente a rever a forma magistral como no livro os "Conceitos Fundamentais da Matemática", Bento de Jesus Caraça apresenta o conceito de Função, para melhor poder ensinar o meu filho, pois a forma como está no livro do 7. ano é lastimavél, e as aulas logo se verá a desgraça... eu diria que tudo isto é uma receita para o insucesso escolar das crianças, especialmente para aquelas que não têm possibilidades de pagar explicações, como eu.
Para mim, a personalidade e a Obra de Bento de Jesus Caraca, é que é, sem dúvida, o meu património valiosissimo, e tambem seria igualmente para muitos outros pais e alunos.
Bento Caraca foi um ser humano iniguavalél, que este país conhece, ou melhor, que ainda não conhece, pois assusta as elítes (as falsas elítes, que denunciou, que dessas eu, como ele, também procuro guardar-me, e não lhes carrego água ao moinho). Bento Caraca, é o melhor exemplo que temos, o seu humanismo mostrou-nos o caminho que a humanidade terá que seguir, para a sua sobrevivência, temos de conhece-lo, é imperativo, hoje, quem espreite o mundo, ainda que ao de leve, verá que está, ainda mais evidente, a justeza do seu pensamento, a sua intervenção e a sua accão cívica.
Quanto ao património universitário é importante preservá-lo, mantê-lo seguro, mas talvez não seja tão imperativo, - pelos pobres sinais da sociedade actual - quanto o legado, a todos os nivéis, cultural, cientifico, de cidadania de Bento Caraça.
Faço votos que se consiga a verba necessária.

Subscrevo-me cordialmente e com grande admiraçcão,


A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...