sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Entrevista que fiz em 2001 na Figueira da Foz ao Nobel Leon Lederman, agora falecido


https://www.spf.pt/magazines/GFIS/105/article/766/pdf

Extracto:

"P - Disse que os cientistas acreditam na objectividade da Natureza. Mas sabe que na comunidade educacional existem pessoas que não partilham essa visão, que dizem que cada um tem direito à sua própria visão sobre o mundo? O que pensa sobre essas doutrinas pós-modernas? 

R - Há alguma boa tradução portuguesa da palavra inglesa “crap” (lixo)? 

P - Portanto não entende essa perspectiva? 

R - Não, acho que não faz sentido. Eu penso que os pós-modernos têm alguns problemas só deles e espero que os consigam resolver antes de ficarem loucos. Mas as atitudes deles em relação à ciência não têm qualquer sentido. Isso vem das suas próprias inseguranças e da sua própria hostilidade, se quiser, em relação ao assunto"

2 comentários:

Anónimo disse...

O estudo e compreensão da Natureza emancipou-se, com Galileu, a partir do século XVII, da grande mãe que é a Filosofia. Atualmente, alguma credibilidade que os filósofos pós-modernos possam ter, tem de ser procurada fora da Ciência, no vastíssimo campo da Metafísica!

credibilidade disse...

A Ciência é a parte comprovada do vastíssimo campo da Metafísica.

35.º (E ÚLTIMO) POSTAL DE NATAL DE JORGE PAIVA: "AMBIENTE E DESILUSÃO"

Sem mais, reproduzo as fotografias e as palavras que compõem o último postal de Natal do Biólogo Jorge Paiva, Professor e Investigador na Un...