sábado, 14 de outubro de 2017

"Aprender não é experiência, é cognição"

Reproduzo abaixo a recente entrevista de Mariana Nocodemuns a Gilles Lipovetsky, publicada em 17 de Setembro do corrente ano no jornal «O Globo» online e intitulada Precisamos formar pessoas que pensem. 
Este filósofo francês tem sido um dos intelectuais europeus que mais atenção tem dado às reformas educativas em curso e, no meu entender, vale a pena ler o que ele tem a dizer sobre o assunto. As palavras que constituem o título deste post são da sua autoria.
O senhor tem falado sobre o “desinvestimento” público e a perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas. Como isso afeta os sistemas de ensino?
Já há alguns anos as instituições públicas estão em crise, e as pessoas não confiam na sua legitimidade. Mas o sistema educativo está relativamente protegido. Mesmo os jovens com menos acesso à educação compreendem que a escola é necessária e a veem como sinônimo de progresso. O problema é que os sistemas educativos funcionam bem para as elites, mas não para os que nascem em situação desfavorável, não só no Brasil, mas mesmo na França e até na Inglaterra.
Há jovens que passam dez anos na escola sem aprender a ler, que são incapazes de compreender uma linha de texto. Como esperar que essa pessoa encontre um lugar na sociedade? Por isso a ideia atual de que a escola fracassa enquanto forma de ascensão social.
A educação precisa ser capaz de permitir que os mais fracos socialmente participem de verdade do movimento democrático. E isso só se resolve investindo nas primeiras séries, nas crianças bem pequenas, pois é algo que não se consegue corrigir depois que crescem. Também é preciso dar atenção maior às escolas em áreas mais pobres, investindo em classes menores e educação mais individualizada para que essas crianças possam ter sucesso. 
Seu livro mais recente fala sobre a “civilização da leveza”, na qual tudo é virtual, lúdico e sem profundidade. Como a educação se insere nesse contexto? 
Fala-se de uma escola divertida, onde os alunos não se entediem, mas aprender é difícil, exige esforço, treinamento, repetição. Precisamos aceitar que educação não é algo passível de prazer ininterrupto. Mesmo na civilização da leveza, nem tudo pode ser leve o tempo todo. Precisamos formar pessoas que pensem, que criem, que façam o mundo progredir. E não se faz o mundo progredir com leveza. É necessário uma escola respeitosa, humanista e compreensiva - não leve. Provavelmente teremos que rever todo o método pedagógico, corrigir aqueles que não falam mais à repetição e à memorização, e criar estruturas rígidas para ajudar não só os alunos da elite, mas todos a prosperarem. Temos necessidade de uma educação que recomponha uma cultura geral, com currículo mais rico, que permita interpretar, argumentar, expressar um pensamento racional e coerente. O vício da leveza faz com que alunos trabalhem copiando e colando o que encontram na internet. O resultado é o caos. Cabe à escola lutar contra o caos da facilidade.  
Qual o papel da educação nesse mundo onde o acesso à informação parece ilimitado?
Penso que a boa educação é aquela que permite à pessoa distinguir e hierarquizar a informação. A escola deve oferecer ferramentas que permitam fazer a distinção entre o valor do conteúdo de um blog e um texto de Platão, entre a notícia de um jornal sério e a daquele no qual não se pode confiar. O conteúdo está disponível facilmente, mas e depois? O conhecimento do fato é importante, mas não tanto quanto o do quadro conceitual, que permite entender o que pesquisar e estudar. Quando se tem repertório intelectual, a desorientação frente à oferta de informações é menor. Deve-se ensinar a ser inteligente, pois a memória hoje está no computador, mas o pensamento, não. E, sem o pensamento, estamos perdidos.  
Onde fica a educação na era do consumo de experiências?
O ensino precisa fugir do modelo de consumo experiencial, cada vez mais comum. Aprender não é experiência, é cognição. É muito grave que a educação se transforme em consumo, embora muitas pessoas a entendam assim. A escola é onde se forma o espírito, é o que permite aos jovens acessar o mundo que eles não conhecem. Você consome aquilo que conhece, que deseja, mas a educação existe para fazer sair do seu próprio mundo, para abrir outros universos. 
O senhor fala que a exigência absoluta da sociedade do século XXI é a educação. Qual a responsabilidade do Estado nesse cenário, principalmente em países de grandes desigualdades sociais, como o Brasil?
Educação não é um luxo, mas uma exigência em uma cultura democrática e humanista. A escola deve oferecer as ferramentas elementares, como ler, escrever e contar, mas também permitir o desenvolvimento global do indivíduo. Em uma sociedade muito desigual, com pessoas sem acesso à educação e escolas de níveis muito diferentes, não vamos atingir esse dever com pequenas medidas pedagógicas e, sim, com grandes escolhas políticas. É responsabilidade do Estado desenvolver o sistema educativo de forma a corrigir as desigualdades sociais. Não para suprimi-las, mas para garantir que elas não impeçam a mobilidade social. Uma política inteligente precisa fazer um esforço considerável para impedir que a educação se transforme em bem de consumo ou luxo. O orçamento que os governos dedicam aos sistemas de ensino precisa ser entendido não como gasto, mas como exigência, e é necessário investir na qualificação dos professores. Sem dinheiro e sem educadores competentes, não há escola de qualidade. A educação deve ser para todos, e é um perigo para o bem democrático que seja absorvida pela força do dinheiro.

Sem comentários:

"A escola pública está em apuros"

Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião   Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...