segunda-feira, 9 de outubro de 2017

"O ocaso das mentes"


Na era da globalização, também os problemas educativos são iguais em toda a parte.

A falta de leituras, as dificuldades de expressão, escrita e oral, caracterizam toda uma geração de jovens da actualidade seja em que parte do mundo for.

O título — O ocaso das mentes — é de um artigo publicado num jornal do Panamá e que pode ser lido aqui.

A autora, Amarilis A.Montero G., professora numa Faculdade de Humanidades, recorda um episódio dos seus tempos de estudante em que um colega se mostrou muito admirado por ela estar a ler um livro “que não era para o exame”, e explica:

“Lia porque queria saber, conhecer mais através de uma história e das suas personagens. A minha razão para ler era para abrir a mente e explorar outros mundos e outros pensamentos e experiências que só podia alcançar através da leitura”

Agora, como professora, comenta que se nota “uma escassez de mentes que sejam capazes de discernir, de analisar, sintetizar, interiorizar e aplicar os ensinamentos de um material escrito”, por isso se interroga “Estamos acabando com as mentes da nossa juventude?”, e continua:

“Há um tempo comprovei também que estamos a graduar estudantes de escolas secundárias com precárias habilidades na leitura compreensiva. Muitos têm de pedir a outros que lhes expliquem o que estão a ler. E se o assunto é sério na leitura, na escrita nem se fala. As escolas não estão a preparar os nossos estudantes, nem a ler, nem a escrever. ... Li correios electrónicos de estudantes quase a acabar o curso universitário com uma grande quantidade de erros ortográficos, sintácticos e de pensamento lógico.”

Podem ser apontados vários factores para esta situação, mas a realidade mostra que algo tem de ser feito para inverter esta tendência.

Coloca-se, de novo, em questão a importância das Humanidades e a forma como elas foram relegadas, quase votadas ao ostracismo nesta sociedade voltada essencialmente para o lucro imediato, com sistemas educativos que só olham para o “mercado” empresarial, preocupando-se apenas com a formação técnica dos seus estudantes.

Por isso, a autora do artigo questiona:

“No meio de tudo isto, onde fica o ser humano?”

“Temos que resgatar o pensamento crítico, a reflexão e a compreensão de si mesmo e dos demais. ... Nem tudo é dinheiro, riquezas, ganâncias, betão e aço. Acima de tudo isso está o ser humano pensante e crítico, que busca o seu bem-estar e o dos seus semelhantes. Não deixemos que os nossos jovens sucumbam perante os despesismos que saturam este mundo hostil e complexo. Não deixemos que morram as nossas mentes.”


2 comentários:

Carlos Ricardo Soares disse...

Houve tempos em que ter uma espada e um cavalo e estar integrado numa formação guerreira com seu castelo era o máximo.
Nem era preciso saber ler, escrever, contar, nem saber história ou geografia...bastava uma religião e ter um inimigo (ou, na falta deste, um adversário) para ter de responder a todas as questões (que nem era preciso colocar)...
Atualmente, as estratégias de sobrevivência, de reconhecimento e de promoção social são imensas e contraditórias, até porque, muitas delas são uma fuga/fobia/rejeição desse social, ainda tão fortemente hierarquizado relativamente ao "fundamento", ou à "legitimação", seja de Deus, dos deuses, da lei... que a todo o custo se procura cristalizar em instituições e em estereótipos, tanto mais pretensiosos quanto mais formais e estilizados, mercantis, manipuladores e tanto mais reprodutores quanto mais efémeros.
A maior dificuldade para quem quer ler ou escrever e refletir está na dificuldade de desligar das "urgências" e das "obrigações" e das "prioridades"... Muitos de nós fomos educados (acicatados), desde cedo, para trabalhar e ganhar, com "castigos" para a brincadeira e a vadiagem, nem que fossem prodigiosos feitos de descoberta e aventura, que mais tarde representam mais que tudo o resto. Existe muita culpabilidade incutida, muito sentimento de culpa, quando "perdemos" tempo a ler algo que não interesse ao nosso trabalho e rendimento.
Por exemplo, ninguém se põe a ler os Evangelhos quando sente que é inadiável estudar para um exame de que depende a progressão na carreira.
E nem todas as pessoas se sentem encorajadas a perder comboios e a regressar aos seus pensamentos...

Anónimo disse...

Parece-me incontestável que o mundo atravessa uma fase de viragem cultural e civilizacional.
No mundo cristão, a Grande Leitura até ao século XVIII, pelo menos, foram os Santos Evangelhos, que eram em grande parte interpretados à luz de uma filosofia de inspiração aristotélica. Mas, com o advento das ciências experimentais, a parte da filosofia grega incorporada pelo cristianismo sofreu um rude golpe de que não se pode dizer que tenha recuperado até aos dias de hoje. A própria organização religiosa, que se estendia por toda a Terra, cujos alicerces eram as Sagradas Escrituras, já não tem o grande poder político e espiritual de que nos falam os livros de história.
Assim, a Bíblia vai deixando de ser O Livro porque atualmente já poucos a leem. A Ciência também não chega para nos preencher porque é incapaz de nos dizer o que é O BEM e o que é O MAL.
Como agora nos sentimos encalacrados, abandonámos os livros clássicos e virámo-nos para as redes sociais onde normalmente os textos e as leituras são curtos demais! A solução não pode se apenas a internet!
Convém não esquecer que a grande ciência (de Galileu, Newton, Einstein e muitos mais) também nos trouxe as bombas nucleares!
Com o engenheiro Guterres à frente dos destinos do mundo, tenhamos esperança de que surjam novos escritores com belas ideias que nos indiquem caminhos novos , longe de armas nucleares e convencionais, e que mereçam ser lidos nas escolas do futuro. Porém, eu nunca me conformarei com uma eventual saída de Eça de Queirós dos currículos!

João Silva

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...