terça-feira, 5 de abril de 2016

GENÉTICA NO RÓMULO


Na próxima 5ª feira, 7 de Abril de 2016, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "Determinismo e susceptibilidade: duas caras na nova genética", com Cláudio E. Sunkel, no âmbito do ciclo Fronteiras da Ciência, coordenado por António Piedade, a decorrer de Fevereiro a Julho de 2016.

 RESUMO DA PALESTRA: Durante os últimos anos, o avanço da Biologia tem conhecido resultados espantosos sobre a forma como os organismos se desenvolvem, sobre as bases genéticas do desenvolvimento e sobre a contribuição de fatores externos nos processos que levam a formação de um organismo.

Para isto tem contribuído de forma decisiva o desenvolvimento da Biologia Molecular que neste momento permite a sequenciação de um genoma humano em poucos dias e a um custo muito reduzido. Esta avalanche de dados e a sua análise bioinformática estão a permitir que a contribuição dos genes para as doenças seja uma pergunta cada vez mais recorrente.

Nesta apresentação, pretendo abordar de que forma por uma parte o nosso genoma condiciona e determina o nosso fenótipo, e por outra como e porque somos afinal todos tão diferentes, mostrando diferentes graus de susceptibilidade para o aparecimento e tratamento da maior parte das nossas doenças. 

ENTRADA LIVRE

Público-alvo: Público em geral

Evento no Facebook

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...