domingo, 14 de fevereiro de 2016

YES, MINISTER!

Texto de Guilherme Valente no Expresso de ontem:

De biologia, o ministro [da Educação] deve saber muito. Do resto, que é tudo, duvido que saiba grande coisa. A educação não se reduz à ciência, mas deve recorrer à ciência. Ora a ciência não propõe o que o Ministro está a fazer. Os seus actos não revelam espírito científico. A que «cientistas», foi buscar a ideia da inconveniência universal dos exames?

Lembro-lhe a asserção de Marx, "análise concreta da situação concreta". Na Finlândia, Japão e confuciana Coreia, onde a educação é vivida como uma religião, não são necessários muitos exames.

Em Portugal, sem exames poucos estudam, menos se ensina, muitos pais deixam de acompanhar o estudo dos filhos.

Os exames não são para "chumbar". Conjugados com outras medidas, são para que haja cada vez mais alunos a transitarem sabendo.

E bastaram três anos para que o resultado se visse: «Chumbos e desistências tiveram queda generalizada no último ano lectivo», (Público 1/7/ 2015)!

Perante esta prova dos factos o que faria um ministro animado pelo espírito científico? Aperfeiçoaria o que resultou, prosseguiria no caminho que a realidade provou acertado.

Fez o contrário. Liquidou sumariamente tudo. Cegueira ideológica? Ou submissão ao projecto, desesperado, do quanto pior melhor?

Foi a brincar, sem exames, que o Ministro entrou em Cambridge?

O consenso actual na educação, informado pelas ciências, é explorar, sem dogmatismo, o melhor de cada uma das várias teorias e práticas, aperfeiçoando as soluções que se revelarem mais fecundas. Excepção para o facilitismo, repudiado universalmente. Como sublinha S. Dehaene*, investigador nas ciências cognitivas, verificou-se que uma exigência forte no início é benéfica para a criança. Logo no pré-escolar, onde as desigualdades devem começar a ser enfrentadas. E as crianças gostam desse desafio, e da recompensa da avaliação. A aquisição precoce de certos automatismos, na língua como na aritmética, permite libertar o cérebro para a compreensão do texto e para outras aprendizagens na matemática. Há na Europa escolas experimentais, públicas e privadas, onde as crianças já sabem ler aos 4 anos. E outras em que terminam o 4º. ano sabendo a gramática e aritmética do ciclo seguinte.

Num exame de Matemática, uma catedrática de Coimbra começou a ouvir um sussurro na aula. Estariam a copiar? Aproximou-se e viu, atónita, que os alunos... soletravam o enunciado dos problemas! Sabe o Ministro de quem é o primeiro registo confirmado de uma leitura mental? Santo Agostinho, quando observou Santo Ambrósio a percorrer com os olhos um texto... sem falar (ano 384)!

A deficiência na leitura comprometia todo o percurso escolar. Por isso era vital um exame no 4º. ano. Em breve se verá o resultado da sua liquidação...

No secundário a mudança deve passar por se personalizarem os percursos, para promover o melhor de cada aluno. Um secundário comum que escolarize todos, mas ofereça diversidade de percursos, que tenha em conta a variedade dos interesses, as potencialidades de cada um. Exactamente o contrário do que o Ministro veio para fazer. Com o resultado no abandono escolar que se verá em breve**.

Na chegada a Portugal, as teorias a que chamámos eduquês apresentaram-se como novas. Não o eram. 40 anos depois são ainda mais velhas! E também entre nós foram uma experiência devastadora.

No delírio ideológico de tornar todos iguais, cavaram um fosso maior entre os mais favorecidos e os outros. Exigência e sucesso para o ensino privado, facilitismo e miséria para o público. Grande esquerda!

Pois são essas ideias decrépitas, fechadas à realidade e aos avanços da ciência, combatidas em todo o mundo, que o Ministro terá sido encarregado de pôr de novo à solta.

Guilherme Valente

*Jean-Michel Blanquer, L' école et lá vie, Odyle Jacob, 2015

** No último ano de Sócrates, 28,3%. No primeiro de Passos Coelho, 23%. Em 2014, 17,4%. Meta europeia, 10% para 2020. Saberemos em breve a percentagem em que Crato o deixou, depois destes breves anos de exigência.

9 comentários:

Laura Teixeira disse...

O nível de ignorância deste senhor Guilherme Valente é de tal ordem que só isso pode justificar o conjunto de vacuidades deste artigo. Se tem conhecimento do que fala, então é mais grave, porque é intelectualmente desonesto.
Mas conhecemos-lhe a história: gerou o monstro Nuno Crato, que foi apenas o pior ministro da educação da história da democracia e que, por isso mesmo, agora tem de ser justificado, mesmo que para isso seja preciso alterar factos.
Uma vergonha.

António Pedro Pereira disse...

Laura Teixeira:
Sim, este senhor - o Papa Anti-Eduquês - é o principal responsável pelo Crato, especialista instantâneo em Educação.
Mas teve muitos acólitos.
Eu já referi aqui um desabafo muito relevante e significativo do especialista instantâneo em Educação Crato.
Foi há anos, num programa que o Francisco José Viegas tinha na TVI24 sobre personalidades ligadas à Ciência, à Literatura e às Artes, à Cultura, em geral.
Entrevistava-as na sua própria biblioteca pessoal de cada entrevistado e falavam dos livros marcantes para cada um.
O dito especialista instantâneo em Educação Crato referiu, então, ter descoberto, havia pouco tempo, um livro de um(a) autor(a) americano(a) que o impressionara muito.
A partir daí e até se ter transformado, primeiro, em especialista instantâneo em Educação, depois, em ministro da paste foi um ápice.
E o panfleto cheio de banalidades e lugares-comuns sobre Educação que o Papa Anti-Eduquês publicou na sua editora – O Eduquês em Discurso Directo - foi a catapulta para este ex-fanático esquerdista, dos tempos do PREC, agora fanático fundamentalista neoliberal dos inquietantes tempos presentes, se ter tornado o maior especialista em banalidades e lugares-comuns sobre Educação.
Ainda se lembram da aleivosia do dito, e das palmas (agora silêncios incomodados, dos deputados da então maioria) quando a criatura disse: sim, quero fazer implodir o Ministério da Educação.
Implodiu ele primeiro, coitado.
Mas deixou parte dos objectivos cumpridos: só o Grupo GPS, dos colégios nas Caldas da Rainha, cidade nde a rede pública de escolas cobre as necessidades, tornando desnecessária aquela máquina de sacar dinheiro do OE, recebeu recentemente 102 milhões de euros.
É obra para um país falido.
Mas neste país falido (excepto em fanatismo ideológico) já nada me espanta.

Anónimo disse...

Num artigo sobre o nosso ministro da Educação e as suas más decisões, os comentadores decidem falar de... Nuno Crato. Pois vale tudo para esconder que o homem que lá está agora em poucos meses já conseguiu destruir mais do que o Nuno Crato em 4 anos. Enfim, e que tal fazerem-se de úteis por uma vez, e falarem daquilo que o artigo diz?

Unknown disse...

Enquanto muitos professores tiverem medo dos exames e ficarem ansiosos quando os seus alunos são avaliados, não será possível mudar o nosso medíocre sistema de ensino.

Anónimo disse...

Quando os próprios professores têm medo de ser avaliados, está tudo dito sobre a vontade que eles devem ter de avaliar os alunos...

António Pedro Pereira disse...

Senhor Anónimo das 22:19, de 18/2,
Vejo que os factos e acusações que refiro o incomodaram.
Mas não os contestou.
Bom sinal.

Anónimo disse...

Já que quer falar de factos, senhor Manuel, que tal falar do tema em questão, e discutir o facto que este ministro em dois meses esqueceu tudo aquilo que lhe foi ensinado enquanto cientista, e foi contra tudo o que os resultados indicavam, destruindo anos de esforços para melhorar o rendimento escolar de alunos? Tudo em nome de quê? Facilitismo? Ideologia de esquerda?

E que tal o facto de ele mudar as regras de uma no lectivo a meio?

Que tal o facto de PS, PCP e BE dizerem que os exames eram traumáticos, quando o abandono escolar tem consistentemente baixado, e as taxas de retenção também são menores?

Se o senhor ministro já destruiu tanto em dois meses, tenho medo de saber o que lhe pode passar pela cabeça ao longo dos quase quatro anos que faltam...

Aqui estão alguns factos. Não "factos" como os seus, mas factos mesmo. Discuta-os se quiser. Se não quiser falar sobre este tema, então está a falar no sítio errado...

SATANUCHO disse...

E eu a pensar que me tinha enganado no blog ao ler um texto a defender algumas das coisas que o anterior ministro fez, afinal não , os Cerberos dos amanhãs que cantam andem ai ,bem vivos e mordazes a defender o seu tachinho.

P.S. sim é Cerberos mesmo

Anónimo disse...

E ninguém defende o que lá está agora porque não dá... Não há tachinhos que valham ao nosso Ministro da Educação, que de repente deixou de ser cientista.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...