quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Coimbra Genomics Fecha Seis Parcerias para Expansão Global


Comunicado divulgado há dias da Coimbra Genomics, empresa que ajudei a fundar:

Berlim, 3 de Fevereiro de 2016.

Coimbra Genomics Fecha Seis Parcerias para Expansão Global
Alianças com instituições de Saúde de renome vão colocar o software ELSIE® nas mãos de médicos líderes em várias especialidades

 A Coimbra Genomics, start-­‐up de Medicina de Precisão de origem portuguesa, revelou hoje um conjunto global de alianças que colocarão a sua plataforma de software ELSIE® nas mãos dos médicos de alguns dos hospitais e clínicas mais avançados do Mundo. O anúncio abrange parcerias com o Preventicum Institute for Individualized Medicine (Essen, Alemanha), o Rambam Medical Center (Haifa, Israel), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC (Portugal), a Ruppiner Kliniken (Região Berlim- ‐ Brandenburgo, Alemanha) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz– HAOC (São Paulo, Brasil). Adicionalmente, a Coimbra Genomics entrou num estudo-­piloto para a Iniciativa de Medicina Personalizada da Estónia (EPMI), que pretende afirmar a posição daquele país como líder mundial na área, através de um conjunto de medidas disruptivas, incluindo a implementação de soluções de medicina personalizada ao nível nacional e o mapeamento dos genomas de 20% da população. A Estónia foi um dos primeiros países do mundo onde a sequenciação do exoma (parte do genoma que codifica genes) de recém-­nascidos foi considerada passível de comparticipação pelo Estado e onde um departamento governamental foi criado especificamente para os e-­Services e a Inovação em Saúde.

Os parceiros da Coimbra Genomics são todos líderes nos seus campos e estão entre as maiores e/ou mais avançadas unidades de saúde nas suas regiões respetivas. O CHUC, por exemplo, é o maior hospital de Portugal, enquanto o HAOC é comummente reconhecido como um dos três melhores hospitais do Brasil. A aliança da Coimbra Genomics com o HAOC foi pensada para permitir uma expansão conjunta para outros hospitais de topo por toda a América do Sul. No seu conjunto, os novos parceiros da Coimbra Genomics servem muitos milhões de doentes.

 “Convencidos de que a medicina cardiovascular está agora a entrar na era da medicina molecular e personalizada, estamos muitos satisfeitos por cooperar com a Coimbra na ligação entre informação genética e personalizada”, referiu o Prof. Kurt J.G. Schmailzl, chefe do Departamento de Cardiologia da Ruppiner Kliniken.

O Dr. Amir Karban, Diretor de Medicina Interna do Rambam Healthcare Campus, acrescentou que “[o Rambam] está entusiasmado com a continuação do trabalho com a Coimbra Genomics. Esta colaboração segue o nosso objetivo de nos colocarmos na vanguarda da implementação da medicina personalizada, para o bem dos nossos doentes”.

“Mais previsibilidade e precisão na medicina individualizada, no futuro, só poderão ser alcançadas com um maior input de análise genética”, lembrou o Prof. Dietrich Baumgart, fundador e Presidente do Preventicum.

“Estamos muito contentes por entrar nesta fase inicial do nosso plano de implementação global com um grupo de parceiros de tão alta qualidade. Este é de facto um passo muito importante e emocionante no caminho para colocar a ELSIE® ao alcance dos médicos e melhorar os cuidados de saúde por todo o mundo” referiu o Doutor Bruno Soares, CEO da Coimbra Genomics.

A empresa está em conversações com vários outros interlocutores na Europa e na Ásia, com vista a novas parcerias. A plataforma de software ELSIE® é a primeira do seu género desenhada para permitir que qualquer médico, em qualquer lugar, possa usar informação genómica dos doentes para tomar melhores decisões sobre prescrição e diagnóstico, no contexto de uma consulta médica ou hospitalar normal. A tecnologia foi originalmente desenvolvida em Portugal em associação com um conjunto de médicos, engenheiros de software e peritos em direito biomédico nacionais.

Sobre a Coimbra Genomics

A CBRA Genomics S.A. desenvolve sistemas de apoio à decisão clínica baseados no genoma. A plataforma de software da empresa – chamada ELSIE® – é a primeira do género e permite que médicos consultem o genoma dos seus doentes através de genome queries (perguntas genómicas) estandardizadas, no contexto de consultas médicas normais. O sistema fornece ao médico relatórios fáceis de ler e interpretar, contendo informação validada, relevante para decisões clínicas precisas e individualizadas sobre prescrição de terapias, diagnóstico e prognóstico. A Coimbra Genomics acredita que criou a primeira solução simples, altamente escalável e completamente segura para fazer medicina personalizada.

Sobre o Preventicum

O Preventicum Institute for Individualized Medicine, com sede em Essen, Alemanha, oferece cuidados preventivos de excelência para permitir uma vida tão longa e saudável quanto possível. A instituição procura fazer uso de todas as possibilidades de influenciar e moldar a saúde de cada doente com o objetivo de aumentar o seu bem estar e desempenho físico, resultando numa melhor qualidade de vida por um maior período de tempo. Em medicina interna, cardiologia, radiologia e outros departamentos específicos é realizado um diagnóstico preciso e fiável de todos os fatores de risco e possíveis doenças, com o objetivo de providenciar uma consulta médica de excelência.

Sobre o CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é o maior hospital Português com uma aposta forte na investigação, no ensino e nos cuidados centrados no doente. A sua missão é oferecer cuidados de saúde de elevada qualidade num contexto de formação pré e pós-­‐graduação, de investigação, conhecimento científico e inovação. O CHUC oferece serviços abrangentes em todas as principais especialidades médicas e cirúrgicas. Os centros de excelência do CHUC garantem cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação (por exemplo, entre 1992 e 2014, foram realizados 1.114 transplantes de fígado). O CHUC é parceiro associado da rede InnoSTARS (European Institute of Innovation and Technology Health) através da qual tem parcerias importantes com várias empresas de biotecnologia e de TI, com vista à implementação do conceito de um hospital pioneiro de inovação. O CHUC também pertence à rede internacional M8 Alliance of Academic Health Centers, Universities and National Academies, conhecidos pela sua excelência no ensino e investigação.

Sobre a Ruppiner Kliniken

A Ruppiner Kliniken é uma unidade de saúde líder na região de Berlim­‐ Brandemburgo, albergando o mais jovem corpo clínico na Alemanha e tendo estabelecido uma base no seu campus tanto para empresas globais como para start ‐ups na área da saúde. A cooperação, literalmente porta-­‐a-­‐porta, entre investigação clínica aplicada e as indústrias de Saúde tem como objetivo promover novas formas de colaboração e de criação de ideias, e em simultâneo encurtar o tempo que leva a inovação médica a chegar à prática clínica.

Sobre o HAOC

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), localizado na cidade de São Paulo, Brasil, foi fundado em 1897 a partir dos esforços de um grupo de imigrantes alemães, suíços e austríacos. O HAOC é uma instituição comprometida com as necessidades de Saúde da população, voltada para um atendimento integral, individualizado e qualificado, e orientada para o desenvolvimento científico através do ensino e da pesquisa. O HAOC acaba de ser recredenciado pela Joint Commission International e é considerado pelo Ministério da Saúde do Brasil como um dos seis "Hospitais de Excelência" do país, fatos que ratificam sua excelência na prestação de cuidados de saúde e o colocando entre os melhores hospitais internacionais. O HAOC tem também a importante missão de promover a produção e difusão do conhecimento científico e técnico e de participar no desenvolvimento da inovação em saúde, tecnologias da saúde e novas terapias. Isto é conseguido através da sua Escola Técnica de Educação em Saúde e da sua Faculdade de Educação em Ciências da Saúde.

Sobre o Rambam

O Rambam Health Care Campus é um centro médico académico com 1.000 camas, servindo mais de dois milhões de pessoas no norte de Israel e na região mediterrânica. Ao fornecer serviços de saúde integrais em todas as especialidades médicas, o Rambam é o centro de referência terciário para 12 hospitais distritais. O compromisso do Rambam com a saúde cobre todo o espectro de cuidados para com o doente, desde os tratamentos e terapias mais avançados ao apoio à investigação clínica. O Rambam é um centro para a inovação médica, promovendo e apoiando colaborações entre investigadores clínicos e a indústria biomédica.

Sobre a Iniciativa de Medicina Personalizada da Estónia

A Estónia oferece oportunidades únicas tanto para estudar como para aplicar informação genómica num sistema nacional de saúde, com vista ao desenvolvimento de uma medicina verdadeiramente de precisão. Para este fim, o país está a lançar a Iniciativa de Medicina Personalizada da Estónia (EPMI), liderada pelo Ministério da Saúde e pelo Estonian Genome Center da Universidade de Tartu e cooperação com o Broad Institute da Universidade de Harvard. A EPMI será organizada como uma parceria público-­‐privada sem fins lucrativos entre o sistema académico e a indústria, orientada para o desenvolvimento e validação de ferramentas para medicina genómica que aproveitem as condições únicas da Estónia para esse fim.

 info@coimbra-­‐genomics.com +351 231 410 905
Coimbra Genomics

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...