quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"PORTUGAL E O ESPAÇO" APRESENTADO EM COIMBRA

No próximo dia 18 de Fevereiro de 2016, pelas 18h00m, no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, sito no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, vai ter lugar a apresentação do livro “Portugal e o Espaço”, de Manuel Paiva, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Resumo: A investigação espacial realizada em Portugal tem um nível muito aceitável, se levarmos em conta a dimensão do país. Compreender as razões deste sucesso talvez possa fornecer algumas indicações sobre a sua eventual transposição para outros setores da economia. São apresentados 17 institutos de investigação cuja produção científica global é particularmente elevada e 20 empresas que têm uma actividade espacial em Portugal. A colaboração entre o investigador que vai utilizar um certo instrumento e a empresa que o constrói pode ser um elemento impulsionador da indústria de alta tecnologia. A exploração espacial pode também inspirar jovens a abordar estudos no domínio da ciência e da tecnologia.

Na sessão estará presente o autor,  Manuel Paiva, físico nascido no Porto em 1943 que fundou em 1994 o Laboratório de Física Biomédica da Universidade Livre de Bruxelas, de que foi Director. Manuel Paiva permaneceu desconhecido do público até que em 2003 a nave Columbia se desintegrou ao reentrar na atmosfera. Foi nesta a altura que muitos ficaram a saber que um dos responsáveis das missões científicas, atribuídas aos astronautas que pereceram no desastre, era um português a trabalhar na capital belga. Manuel Paiva colaborou durente mais de 30 anos com a NASA e com a ESA, a Agência Espacial Europeia. Tem dedicado boa parte da sua actividade a procurar despertar nos mais jovens o gosto pela ciência.

O livro será apresentado do Rui Marques, director do LIP-Coimbra, e Gonçalo Quadros, CEO da Critical Software.  Carlos Fiolhais, director do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, será o anfitrião. Convidam-se todas as pessoas interessadas no espaço a assistir à sessão.


Para mais informações:

RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...