quarta-feira, 27 de novembro de 2013
ABRE EXPOSIÇÃO SOBRE O ESPAÇO EM LISBOA
Informação recebida do Ciência Viva (Marte na imagem):
No Espaço mas de olhos postos na Terra, os satélites europeus observam a cada instante as nuvens, os oceanos e os continentes ou permitem-nos conhecer com rigor a nossa localização. Mais de 30 mil aplicações são hoje usadas para optimizar os transportes, aumentar a eficiência na agricultura e nas pescas, proteger o ambiente e melhorar a nossa segurança.
A European Space Expo, patente no Terreiro do Paço já a partir de amanhã, 28 de Novembro, revela ao público de que forma as tecnologias espaciais têm um impacto directo nas nossas vidas.
Esta é uma exposição da Comissão Europeia que em Portugal tem como parceiros a Ciência Viva, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Câmara Municipal de Lisboa, o Planetário Calouste Gulbenkian Centro Ciência Viva e o Turismo de Lisboa. Visitantes de todas as idades poderão conhecer e experimentar a enorme variedade de aplicações das tecnologias espaciais de uma forma directa e interactiva. A entrada é gratuita.
Horário: Seg - Sex, das 09.00 às 19.00. Fins-de-semana: das 10.00 às 22.00.
Durante a permanência da exposição em Lisboa, os parceiros organizam um programa de eventos para diferentes públicos. A Ciência Viva promove as seguintes iniciativas:
29 de Novembro, sexta-feira, 16.00 às 17.30, Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
Os investigadores Manuel Paiva e Carlos Fiolhais debatem com o público O Espaço e a Cultura Científica, a propósito da reedição do livro Como Respiram os Astronautas, da Colecção Ciência Aberta da Gradiva. A entrada é livre.
Manuel Paiva é professor honorário de Física da Universidade Livre de Bruxelas, onde foi director do Laboratório de Física Biomédica. Participou em dez missões espaciais da NASA e da ESA, três das quais como investigador principal.
Carlos Fiolhais é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra. É o cientista português com o artigo mais citado. Actualmente é editor da colecção Ciência Aberta da editora Gradiva.
7 de Dezembro, Sábado, 16.00, Cinema S. Jorge, Lisboa
Conferência de Natal Seis meses fora deste Mundo!, pelo astronauta Paolo Nespoli.
O astronauta europeu partilha o que aprendeu sobre a Terra, a vida e sobre si mesmo durante os seis meses que passou a bordo da Estação Espacial Internacional.
Esta é uma conferência para todos os públicos, com entrada livre e tradução simultânea. A conferência é organizada pela Ciência Viva e tem o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), da Comissão Europeia, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PELITOS
Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
Sem comentários:
Enviar um comentário