quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ENFATIZAR A COMPONENTE EXPERIMENTAL


Meu depoimento ao JL/Educação sobre Programas e Metas de Física e Química do Ensino Secundário (prestado na qualidade de coordenador da equipa de professores que o elaborou, na sua maioria do secundário):

Na Fìsica e na Química demos maior destaque aos conceitos essenciais, que colocámos numa forma flexívil para poderem ser adaptados a contextos diversos pelos professores, designadamente a situações do dia-a-dia dos alunos.

Retirámos alguns conteúdos mais difíceis para este nível de escolaridade e introduzimos outros mais fáceis, que são estruturantes e necessários ao prosseguimento de estudos, sempre com a preocupação de tornar o programa exequível no tempo disponível.

Procurámos enfatizar a componente experimental, que deve fazer motivar os alunos.

Identificámos, com as metas, os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir pelos alunos e as capacidades que se querem desenvolvidas. A última revisão do programa tinha sido há 13 anos e era precisa uma actualização.

Queremos uma melhoria no desempenho dos alunos na disciplina, que é por vezes injustamente considerada considerada difícil. Queremos que os alunos gostem de Física e Química, pois elas servem de base à nossa descrição do mundo e a muitas aplicações úteis.

Além disso, identificámos um referencial para avaliação interna e externa, em particular para as provas dos exames nacionais.

Por último, gostaríamos muito de receber contributos para melhorar a proposta que fizemos. É uma proposta aberta à colaboração de todos..

Na figura: sabe como meter um ovo (cozido) dentro de uma garrafa? É uma experiência de Física (ou de Química) muito fácil. Ver aqui de duas maneiras diferentes.

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Certamente uma (das experiências) mais realizada na escola a complementar aula eensinar através a demonstração cientifica eis com carinho lembro deste argumento de leis da natureza a experiência da garrafa com o ovo e outrora despertara a possibilidade de avançar envolvendo-nos a ciência e propriamente a física donde o potencial de aprendizado futuro dependeria de pequenas demonstrações feito esta o modo simples de compartilhar o inesperado a tenra idade e por isto vos afirma o estudo a compreensão a solidária maneira o exemplo a pesquisa laboratorial.

O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...