domingo, 6 de janeiro de 2013

Livros gratuitos da Biblioteca Brasiliana-USP


A USP tem um site que disponibiliza milhares de livros para download. Ao entrar no www.brasiliana.usp.br você encontra livros , documentos , manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.

José Ephim Mindlin foi um advogado, empresário e bibliófilo brasileiro.Após sua aposentadoria do mundo empresarial, Mindlin pôde dedicar-se integralmente a uma paixão que tinha desde os treze anos de idade: colecionar livros raros. Seu primeiro livro foi Discours sur l'Histoire universelle de Jacques-Bénigne Bossuet, de 1740. Ao completar 95 anos de idade, acumulava um acervo de aproximadamente 40 mil volumes, incluindo obras de literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas (gravuras). Foi então considerada a maior biblioteca particular e também a mais importante do Brasil.

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

A USP universidade por excelência contara com o mérito de patronos deste quilate, José Mindlin, inclusive na gestão de lide e amor aos livros promovera projectos através da CNPq para importantes causas cito: o projeto para resgate de obras de escritoras do século XX pela Editora Mulheres da professora Zahidê Lupecini Muzart a qual compartilhara da paixão aos livros do bibliófilo e mecenas José Mindlin.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...