domingo, 20 de maio de 2012

Roupa preta no Verão?


Recebi esta pergunta de uma jornalista da revista Sábado:

Estou a preparar um trabalho sobre o efeito das cores do vestuário no aquecimento do corpo. Encontrei uma pequena notícia num site de Física que dizia que o preto protegia mais do calor do que o branco, desde que o tecido fosse fluido e a roupa larga. De acordo com o artigo, o branco tinha a vantagem de reflectir a luz do sol, mas a desvantagem de reflectir o calor do corpo em direcção à pele, ao passo que o preto concentrava toda a energia no tecido que era eliminado pela circulação do ar caso a peça de roupa fosse larga. Que diz?

Rita Garcia

Respondi como se segue e a resposta foi publicada no último número:

As roupas pretas absorvem mais luz (vísível e infravermelho) e, portanto, aquecem mais do que as roupas brancas (a luz infravermelha aquece), que reflectem a luz.  No entanto, esse pode não ser o único factor no que respeita ao conforto fisiológico. Interessa, por exemplo, se as roupas são largas ou justas: no Verão, por exemplo, convém usar roupas largas porque há circulação de ar por baixo da roupa (fenómeno conhecido por convecção ou "efeito chaminé") que pode contrabalançar o aquecimento causado por roupa preta. O ar entra mais quente por baixo e sai menos quente pelo pescoço. É por isso que alguns beduínos no Sinai usam túnicas escuras, mas largas. O vento, frequente no deserto, favorece esse processo. Também importa obviamente o material do que a roupa é feita, designadamente a textura: um material com mais orifícios protege menos a pele.

Portanto: em princípio roupa clara é melhor no Verão ou em ambientes tropicais, mas há excepções, que dependem da forma e da qualidade do material.

Carlos Fiolhais

2 comentários:

José Batista da Ascenção disse...

Não percebi: "o ar entra mais quente por baixo e sai menos quente pelo pescoço". Isto assim não seria uma chaminé ao contrário?...

José Batista da Ascenção disse...

Há pedacinho estava a ver (pensar) mal.
Claro que o ar entra mais quente (menos denso) por baixo. Não fora assim e não podia subir. É o efeito chaminé, pois claro.
Retiro o que disse.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...