A pedido da "Gazeta de Física", fiz uma lista dos cinco melhores livros de divulgação da ciência (num sentido amplo do termo) saídos neste ano de 2009, combinando títulos tanto em português como em inglês. A ordem é a alfabética do autor:
- CHARLES DARWIN, “A Origem das Espécies” (Guimarães)
No ano dos 150 anos deste livro, que foi também o dos 200 anos do nascimento do autor, várias edições saíram em Portugal, entre elas a da Guimarães. Um grande clássico, portanto!
- GRAHAM FARMELO, “The Strangest Man: The Hidden Life of Paul Dirac, Mystic of the Atom" (Basic Books).
Uma biografia de um dos mais importantes físicos do século XX, um dos criadores da teoria quântica, o inglês Paul Dirac.
- BEN GOLDACRE, “Ciência da Treta” (Bizâncio)
A pseudociência na área das ciências da saúde desmascarada por um médico inglês que conhece bem o método científico.
- RICHARD HOLMES, “The Age of Wonder: How the Romantic Generation Discovered the Beauty and Terror of Science” (Pantheon)
No ano em que se comemoram os 50 anos da palestra de C. P. Snow sobre as duas culturas, esta obra é um magnífico exemplo da união dessas culturas ao relacionar a ciência e a arte do século XIX.
- DAVID LANDES, “A Revolução no Tempo” (Gradiva)
Do autor de “A Riqueza e a Pobreza das Nações”, outra grande obra da autoria do economista de Harvard, que é uma verdadeira história cultural do tempo e dos relógios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O corpo e a mente
Por A. Galopim de Carvalho Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
2 comentários:
Correcção: Ben Goldacre.
Obrigado, foi gralha
Carlos Fiolhais
Enviar um comentário