domingo, 21 de dezembro de 2008

Bush e a Biblioteca

Video: Algumas das mais notáveis submissões ao Back-of-the-Envelope Design Contest, um concurso do Chronicle of Higher Education sobre o projecto da George W. Bush Presidential Library.

Com a Franklin D. Roosevelt Presidential Library and Museum, em Hyde Park, Nova Iorque teve início uma tradição que os restantes presidentes norte americanos mantiveram. Roosevelt acreditava que os documentos presidenciais, livros e recordações eram uma parte importante do património da nação e deviam ser acessíveis ao público em geral. Assim, surgiram em 1929 as Bibliotecas Presidenciais onde os visitantes podem apreciar um espólio que reflecte a imagem da presidência em causa.

A biblioteca de Roosevelt inclui a Galeria dos Primeiros 50 anos (The First Fifty Years Gallery), que mostra ao público os primeiros anos da vida e da carreira de Roosevelt, através de coisas como as primeiras cartas para a mãe e objectos da sua vida escolar. A Biblioteca também guarda memórias dos seus anos como Presidente, sendo uma das salas mais indispensáveis a réplica da Sala dos Mapas (Map Room), onde FDR e os seus conselheiros tomaram as decisões estratégicas sobre a ofensiva aliada.

Com excepção de John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson e Jimmy Carter, todos os presidentes desde Hoover escolheram ser sepultados nas suas bibliotecas presidenciais (no caso de Jimmy Carter, este já deixou saber que prefere um local próximo da sua casa em Plains, Geórgia.

Quando um presidente termina o(s) seus(s) mandato(s), a National Archives and Records Administration (NARA) guarda e indexa os documentos e restantes mementos presidenciais até ao edifício final estar concluído (por exemplo, a William J. Clinton Presidential Library só ficou pronta em finais de 2004, três anos antes da de Richard Nixon, aberta ao público em 11 de Julho de 2007).

A biblioteca que honrará as memórias do actual presidente em exercício, mesmo antes de construída, já proporcionou momentos lúdicos inesquecíveis, nomeadamente aqueles a que alude o vídeo e se reportam ao concurso organizado pela Crónica do Ensino Superior.

A escolha do local onde se situará o complexo não foi pacífica mas já está decidido que a décima quinta biblioteca presidencial e a terceira no Texas - Lyndon Johnson, na Universidade do Texas, em Austin, e de George H. W. Bush, na Universidade A&M, em College Station - será construída, apropriadamente, na Universidade Metodista do Sul (SMU), com projecto assinado pelo decano do colégio de Arquitectura da Universidade de Yale, Robert A. M. Stern.

Mas se a própria associação G.W. Bush/bibliotecas foi causa de inúmeras manifestações de humor e a localização física da biblioteca deu origem a manifestações de repúdio, a sua localização etérea segue as mesmas pisadas humorísticas.

De facto, a Yuma Solutions, que trabalha há anos para a família Bush, hospedando sites para a campanha presidencial de 2000 e para as campanhias de Jeb Bush para governador da Flórida em 1998 e 2002, esqueceu-se de renovar o domínio www.GeorgeWBushLibrary.com.

A oportunidade foi prontamente aproveitada por uns Illuminati, mais concretamente uns iluminados do karaté, que registaram o nome. A Yuma Solutions desembolsou 35 000 dólares para ter de volta o domínio que custara menos de 10 dólares à Illuminati Karate.

Sem comentários: