sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AS CINCO INOVAÇÕES DA IBM


A revista "Visão" pediu-me um comentário às cinco inovações, anunciadas, recentemente, pela IBM (a "Big Blue") para os próximos cinco anos (ver, por exemplo, aqui). São elas:

1- Acessibilidade maior da energia solar
2- Previsões com base no genoma individual
3- Comando de voz da Internet
4- Assistentes digitais para escolha de vestuário
5- Registos completos do quotidiano.

Eis o breve comentário:

"A IBM é uma das mais antigas e das maiores empresas tecnológicas do mundo. Tem apostado forte na investigação e desenvolvimento. Três dos seus cientistas já ganharam o Prémio Nobel (os físicos Rohrer e Binnig são os autores do microscópio de varrimento por efeito túnel que está na base da nanotecnologia moderna) e outros ganharam outros grandes prémios internacionais (por exemplo, o matemático Mandelbrot, o autor da geometria fractal). O futuro continua hoje a ser feito nos laboratórios dessa multinacional, que emprega muitos matemáticos, físicos e engenheiros.

Quanto ao slogan "cinco para cinco" acredito no desenvolvimento da energia solar com novas células fotovoltaicas: a IBM está a trabalhar em filmes fotovoltaicos finos que poderão revestir qualquer superfície e não me admirariam que venham a cobrir muitos telhados do futuro. Um aumento da eficiência das células solares teria um grande impacte na resposta à crescente procura mundial de energia.

Também acredito nas possibilidades da "bola de cristal" biomédica que a moderna genética aliada à biologia e medicina computacional começa a fornecer: aqui o segredo é a descodificação do genoma a cem dólares, que poderá ser atingido em breve, talvez mais por uma pequena empresa do que por uma grande como a IBM; porém, a IBM dispõe dos maiores supercomputadores mundiais que poderão ser aproveitados para fins de diagnóstico, desde que nse desenvolva o software para pesquisa em gigantescas bases de dados.

Ainda acredito numa Web comandada pela voz pois o desenvolvimento da inteligência artificial e o aumento do poder de cálculo, proporcionado pela miniaturização dos transístores, irão permitir que se dê ordens por voz aos computadores. O meu PDA é um pouco estúpido pois não entende o que lhe digo...

Já tenho algumas dúvidas sobre a utilidade de um assistente digital nas cabinas de provas de roupa, pois acho que uma assistência humana dá imenso jeito ("E esta cor fica-me bem"?).

E tenho sérias, muito sérias dúvidas sobre o "Big Brother" que promete acabar com o esquecimento. Esquecer é viver! Esquecer é muitas vezes necessário e um registo excessivo das nossas acções poderá limitar a liberdade a que todos temos direito. "

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...