domingo, 14 de dezembro de 2008

Quando maior não é melhor... ou será?

Os machos de aranhas Latrodectus hasselti, da família da viúva negra, evoluiram um comportamento sexual bizarro que passa pelo suicídio na hora da cópula. Este comportamento parece ser uma vantagem evolutiva que confere ao suicida maiores hipóteses de passar os seus genes, não só porque uma cópula canibal é mais demorada (cerca de meia hora, contra 6 minutos quando o macho escapa incólume) e permite a fertilização de um maior número de ovos mas também porque depois da refeição a viúva negra tem menos apetência por outros parceiros.

Mas o comportamento sexual bizarro destas aranhas não se esgota no suicídio copulatório. Michael Kasumovic descobriu que os Casanovas da espécie são os machos mais pequenos que têm mais sucesso em reproduzir-se que machos maiores.

De facto, embora os machos maiores derrotem os mais diminutos em competições para acasalamento, os machos pequenos, que amadurecem mais depressa e são mais rápidos, são os latin lovers destas aranhas.

Publicado no último número do Journal of Evolutionary Biology, o artigo «A change in competitive context reverses sexual selection on male size» mostra a importância da maturação na definição do sucesso de acasalamento e paternidade. Os cientistas simularam dois contextos competitivos em que favoreceram o desenvolvimento de machos de dimensões diferentes. Os machos maiores tinham mais sucesso no acasalamento e em garantir a descendência quando em competição directa com os menores. No entanto, se a experiência emulasse a mais rápida maturação dos machos pequenos estes exibiam uma taxa de paternidade dez vezes maior que a dos seus competidores.

A corte nestas viúvas negras dura em média cerca de 50 minutos quando há competição entre machos e cerca de quatro horas e meia quando há apenas um pretendente. Como refere o autor principal do estudo:

«The results reveal that big males don't get it all their own way.

Large size and weaponry are strong predictors of a male's competitive strengths because those traits help them dominate smaller males when they compete for food and mating rights. However, evidence from studies of midges, dung flies and seed beetles reveals that smaller males develop sooner than larger males and often mate before larger competing males arrive on the scene. Size isn't the only ruler by which we can measure a male's quality. Many other factors, including maturation time, are critical in that definition.»

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Palmira : Isso que nos conta, não se faz ! A partir de agora, vou passar a matar as aranhas todas, coisa que não fazia, mas como macho latino, não posso tomar outra atitude.

Coitados dos machos, não devem saber ao que vão. Nem se compreende como é que uma coisa tão feia como uma aranha desperta algum desejo sexual.

A Natureza não pode ter sido projectada por nenhum ser superior. A menos que fosse ceguinho de todo. E com bichos destes a selecção natural também deixa muito a desejar...

Palmira F. da Silva disse...

Jorge:

não valer a pena: felizmente as viúvas negras ibéricas, as Latrodectus lilianae, não residem perto dos humanos :).

aliás, esta a que se refere o estudo - que só existia na Austrália mas agora foi exportada para o Japão no porão de navios de carga - foi notícia há meses por ter invadido um hospital que fechou as portas para se ver livre da infestação

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...