quarta-feira, 11 de setembro de 2019

BIOLOGIA E SOCIEDADE



Na próxima 4ª feira, dia 18 de Setembro de 2019, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra BIOLOGIA E SOCIEDADE”, por José Matos, Bastonário da Ordem dos Biólogos.

Esta palestra integra-se no já popular ciclo "Ciência às Seis - Terceira temporada", coordenado por António Piedade, Bioquímico, escritor e Divulgador de Ciência.

Sinopse da palestra: “A Biologia é talvez o ramo da ciência que mais pontes estabelece com as outras ciências: Bioquímica, Biofísica, Biomatemática, Bioinformática, são inúmeras as áreas do conhecimento que se renovam e se transcendem (transdisciplinaridade) com base na Biologia, a ciência que estuda a vida.
Por outro lado, o nosso dia-a-dia está repleto de bens, serviços e de conhecimentos de base biológica, na maior parte das vezes sem que nos apercebamos disso. Na Saúde, no Ambiente, na Educação, na Biotecnologia, mas também no lazer e no turismo são inúmeros os exemplos de situações com base no conhecimento biológico, desde o medicamento que tomamos à cor da roupa que vestimos.
Contudo, a faceta mais visível da profissão de biólogo junto da sociedade civil é o ambiente e a sua conservação. Num momento em que, finalmente, todos nós começamos a ter consciência de que os problemas ambientais não são uma questão longínqua que apenas afeta os outros, mas sim um problema global, o que distingue um ecólogo (biólogo especialista em Ecologia) de um ecologista, o que distingue uma medida baseada na ciência de outra baseada na crença?
É a altura certa para debatermos estes temas e tentarmos responder a estas questões.”

ENTRADA LIVREPúblico-Alvo: Público em geral

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...