sexta-feira, 6 de setembro de 2019

EFEMÉRIDES DE CIÊNCIA EM 6 DE SETEMBRO

Informação de Adriano Simões da Silva:

6 de setembro de 1766 – Nasce John Dalton, químico, meteorologista e físico britânico. Foi um dos primeiros a defender que a matéria é composta por átomos. Inventou instrumentos meteorológicos para iniciar observações em 1787, publicando 6 anos depois um dos primeiros livros de Meteorologia. Em 1801 apresentou a Lei das Pressões Parciais. 

6 de setembro de 1803 – O cientista britânico John Dalton começa a usar símbolos para representar átomos de diferentes elementos. 

6 de setembro de 1892 – Nasce Edward Appleton, físico inglês que descobriu as partículas carregadas existentes na parte exterior da atmosfera, a Ionosfera, que é vital para as telecomunicações, reflectindo a longa distância os sinais de rádio (em 1924), a 96 km da superfície. Dois anos depois, descobriu uma 2.ª camada carregada, a 240 km de altitude. Em 1947, recebeu o Prémio Nobel da Física.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...