sexta-feira, 6 de setembro de 2019

EFEMÉRIDES DE CIÊNCIA EM 6 DE SETEMBRO

Informação de Adriano Simões da Silva:

6 de setembro de 1766 – Nasce John Dalton, químico, meteorologista e físico britânico. Foi um dos primeiros a defender que a matéria é composta por átomos. Inventou instrumentos meteorológicos para iniciar observações em 1787, publicando 6 anos depois um dos primeiros livros de Meteorologia. Em 1801 apresentou a Lei das Pressões Parciais. 

6 de setembro de 1803 – O cientista britânico John Dalton começa a usar símbolos para representar átomos de diferentes elementos. 

6 de setembro de 1892 – Nasce Edward Appleton, físico inglês que descobriu as partículas carregadas existentes na parte exterior da atmosfera, a Ionosfera, que é vital para as telecomunicações, reflectindo a longa distância os sinais de rádio (em 1924), a 96 km da superfície. Dois anos depois, descobriu uma 2.ª camada carregada, a 240 km de altitude. Em 1947, recebeu o Prémio Nobel da Física.

Sem comentários:

O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...