terça-feira, 10 de setembro de 2019

Ciência e Sociedade - Mónica Bettencourt-Dias (IGC) em Coimbra



Informação recebida do Rómulo:

No próximo dia 11 de Setembro, quarta-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, a Doutora Mónica Bettencourt-Dias, bioquímica e Directora do Instituto Gulbenkian de Ciência, que virá falar sobre  “Ciência e Sociedade”, em particular sobre as actividades que a Fundação Gulbenkian desenvolve nesse domínio, para além de falar do seu percurso científico e dos desafios, nos quadros nacional e  internacional, do lugar que presentemente ocupa. 

A sessão integra-se no ciclo 10 ANOS – 10 FIGURAS que o RÓMULO está a organizar para assinalar o seu 10.º aniversário e com a qual o RÓMULO presta homenagem a algumas figuras proeminentes da cultura e da ciência nacionais. Nesse ciclo já passaram o matemático Jorge Buescu, o poeta e divulgador cultural José Fanha, o historiador de Arte e museólogo António Filipe Pimentel, o editor Guilherme Valente, e os historiadores Francisco Contente Domingues e  José Eduardo Franco.

A sessão consistirá numa conversa informal moderada pelo físico Carlos Fiolhais (director do Centro), é destinada ao público geral, havendo lugar a diálogo deste com a homenageada. Questões sobre a relação entre a ciência que se faz no Instituto Gulbenkian de Ciência e a sociedade estarão no centro do diálogo. Como é que a sociedade portuguesa vê hoje a ciência? Como deve ver? Qual é o papel do Estado e das instituições privadas como a Fundação Gulbenkian? Como podemos aproximar-nos dos países europeus mais desenvolvidos?

Entrada livre.  O RÓMULO convida os cidadãos interessados em vir falar com uma das mais brilhantes cientistas portuguesas.

Biografia
Mónica Bettencourt-Dias é desde Fevereiro de 2018 Directora do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), sedeado em Oeiras. Doutorou-se pela University College de Londres em Bioquímica e Biologia Molecular e também tem um diploma em comunicação de ciência do Birkbeck College de Londres. Fez o pós-doutoramento na Universidade de Londres e no Birbeck College, tendo voltado a Portugal em 2006. É investigadora principal do IGC desde 2006 e lidera o Laboratório de Regulação do Ciclo Celular Ao longo do seu percurso científico teve  duas bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) em 2010 e 2015.  Recebeu o Pfizer Award for Basic Research, o Keith Porter da Sociedade Americana de Biologia Celular  e o  Eppendorf Young European Investigator Award. Foi eleita em 2015 membro da Organização Europeia de Biologia Molecular.

1 comentário:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...