segunda-feira, 21 de maio de 2018

O ROMANCE HISTÓRICO COMO BASE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Como formar os futuros professores de História e de Geografia tanto no domínio científico como no domínio pedagógico-didáctico? Futuros professores, ainda estudantes universitários, pouco conhecedores da História e da Geografia e que, além disso, não costumam ler e mantêm uma relação difícil com a escrita?

Andrés Palma Valenzuela, meu colega da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada tem desenvolvidodesde 2011, no departamento de Didáctica das Ciências Sociais, a que pertence, em conjunto com outros professores, um trabalho destinado a superar essas dificuldades.

Parte do romance histórico para levar os seus alunos a compreenderem diversas realidades temporais e espaciais distantes daquelas que vivenciam. É com base nessa compreensão que, posteriormente, os conduz a explorarem possibilidades de organização do ensino.

No seguinte vídeo esse trabalho é explicado pelos intervenientes mais directos:



1 comentário:

Anónimo disse...

Prática pedagógica – sugestões

Motivação (ponto de partida) ou transdisciplinaridade: arte dramática, pintura, música, literatura, jogos tradicionais (de época, de local), dança...

Estratégias/recursos
https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/como-estudar-historia/
https://www.goconqr.com/pt-BR/examtime/blog/como-estudar-geografia-2/

Mapas mentais
Flashcards
Quizzes
Jogos e testes
Google maps
Notas
Slides

FÁBULA BEM DISPOSTA

Se uma vez um rei bateu na mãe, pra ficar com um terreno chamado, depois, Portugal, que mal tem que um russo teimoso tenha queimado o te...