sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O HUMANISMO PORTUGUÊS E EUROPEU: NO 5.º CENTENÁRIO DO CICERO LUSITANUS, JERÓNIMO OSÓRIO (1515-1580)

Ocorre este ano o 5.º centenário do nascimento de D. Jerónimo Osório, uma das figuras de maior relevo da cultura portuguesa do séc. XVI em geral e do humanismo renascentista em particular.

A vasta produção de Jerónimo cobre um notável leque de áreas do saber (literatura, filosofia moral, pedagogia, filologia, historiografia) e foi repetidamente lida em todo o mundo culto, merecendo até aos tempos recentes cerca de 230 edições. Encontra-se hoje, em parte, traduzida para português e espera-se para os próximos tempos por uma edição bilingue da sua obra completa.

É por tudo isto que o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa resolveram unir esforços para celebrar, com a colaboração de outras instituições, a efeméride deste Cicero Lusitanus, como o designaram os humanistas europeus seus contemporâneos, e promover um maior conhecimento da sua obra na sociedade do nosso tempo.

Os trabalhos decorrerão em Coimbra (9 de dezembro) e em Lisboa (10 de dezembro). 

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.