domingo, 12 de outubro de 2014

Sobre o vocábulo SENIORES

Novo texto da nossa leitora Isaltina Martins.

Vocábulo agora muito em voga (fica melhor falar em seniores do que em idosos... ), o termo seniores tem sofrido de "violência" tónica, quer na oralidade, quer na escrita.

Seniores (no singular sénior) é o comparativo de superioridade do adjectivo latino senex, que significa velho, idoso. Logo senior, literalmente, quer dizer mais velho (em comparação com outros), mas pode ser usado substantivamente, significando apenas ancião, velho.

Como em latim as palavras não têm acentuação gráfica, o singular é senior e o plural seniores [sendo, no plural, a sílaba acentuada a penúltima - o -].

Usando o vocábulo em português, o singular - sénior -, tendo como sílaba tónica a antepenúltima (se-), terá de ter um acento gráfico, visto tratar-se de uma palavra esdrúxula (e todas as palavras esdrúxulas são acentuadas graficamente).

No plural o vocábulo fica com mais uma sílaba: se-ni-o-res - portanto, nunca pode, em português (tal como em latim) ser acentuado na sílaba se- , visto que a acentuação, em português [tal como em latim], só pode recair na última sílaba, na penúltima ou na antepenúltima.

Por isso não pode este vocábulo ter um acento gráfico em se- (visto que esta sílaba está para lá da antepenúltima).

A pronúncia do plural SENIORES deve abrir a vogal O, é essa a sílaba tónica e não necessita de qualquer acento gráfico.
Isaltina Martins.

1 comentário:

Cisfranco disse...

Tenho uma dúvida que gostaria de colocar à Exma Profª Isaltina Martins a quem solicito o s/ email, se não se importar, p/ cisfranco1@gmail.com
Obrigado

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...