terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Novo número da Gazeta de Física

Informação recebida da Sociedade Portuguesa de Física:

O número mais recente da Gazeta de Física já está disponível online aqui.

A Gazeta de Física regressa ao enquadramento editorial das suas secções usuais, sem se limitar a um só tema.

O número é pois um mosaico de artigos variados, como o que relata observações de planetas extra-solares em Portugal. Salientamos um outro, sobre a aplicação à ciência forense do Radar de Penetração nos solos, uma ferramenta tradicionalmente da geofísica. Esta utilização ilustra exemplarmente a migração de métodos científicos de um domínio para outro.

Publicamos ainda uma colecção de artigos motivadores com boas sugestões para o ensino da Física. O artigo de Constança Providência, gerou a nossa capa. Com a imaginação imagem-de-marca da autora, o artigo é feito para os mais pequenos.
Leva-os desta vez ao mundo invisível das moléculas, como a da água, com receitas para experiências concretas, com muita cor. A física não tem fronteiras e para as crianças muito menos.

Voltam também de novo com este número também as reflexões dos nossos dois cronistas habituais, Carlos Fiolhais e Jim Al-Khalili.

Dada a passagem recente de mais um ano juntamos a tudo isto uma pitada de sugestões de mais leituras, nas escolhas de livros que coligimos para os Top 10.

Finalmente, em Onda e Corpúsculo, tornamos conhecida a posição da Divisão de Educação sobre a proposta recentemente apresentada pelo Governo, e em discussão pública, sobre a revisão da estrutura curricular do ensino básico e secundário.

Boas leituras,
Teresa Peña
Vice-Presidente da SPF e Directora da Gazeta de Física

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...