domingo, 6 de julho de 2008

Continua a ser importante ler George Orwell

No "Público" de hoje Maria Filomena Mónica considera a publicação do livro de George Orwell Por que Escrevo e Outros Ensaios pela Antígona é o grande acontecimento do ano. Eis o início do seu artigo:

"Nunca tanto quanto nestes dias, em que assistimos à ressurreição do nacionalismo primário a propósito de um campeonato de futebol, sinto como oportuna a leitura de O Leão e o Unicórnio, o ensaio integrado numa antologia de textos de Orwell, excelentemente traduzidos por Desidério Murcho, agora publicados pela Antígona (Por que Escrevo e Outros Ensaios). Trata-se de uma selecção feita a partir da colecção de ensaios que, em 2002, John Carey preparou para a Everyman's Library. É pena que o leitor português não tenha acesso à totalidade, mas não serei eu que me queixarei. Pelo contrário, gostaria de dar parabéns à editora pela divulgação de um escritor que os portugueses conhecem sobretudo através de obras menores, como Mil Novecentos e Oitenta e Quatro ou A Quinta dos Animais. Este pequeno livro é o grande acontecimento do ano."

Público, 06.07.08, Maria Filomena Mónica

5 comentários:

José Carlos Santos disse...

Obras menores? Ela acha que Mil Novecentos e Oitenta e Quatro e A Quinta dos Animais são obras menores? Então para que raio estarei eu interessado no que mais ela tem a dizer sobre Orwell?

Mercè Piqueras disse...

(Siento no poder escribir en portugués; pero espero que se entienda mi comentario como yo entiendo lo que leo habitualmente en este blog tan interesante).

Como Jose Carlos Santos, yo tampoco creo que "1984" y "Animal Farm" sean obras menores. Por una simple razón: es un autor que no escribió nunca obras menores. Para mí es uno de los más grandes autores de lengua inglesa del siglo XX.

Me acerqué a la obra de Orwell para saber qué escribió sobre la guerra (in)civil española ("Homage to Catalonia"). Luego vinieron muchas más lecturas. És uno de mis autores predilectos.

Carlos Pires disse...

Também creyo que "1984" e "Animal Farm" não são obras menores. Mas, embora esse juízo seja errado, creyo que resulta de uma qualidade (rara em Portugal) de Maria Filomena Mónica: não teme fazer juízos de valor, dizer com clareza o que pensa e o que gosta e o que não gosta.Julgo que nem sempre justifica os juízos que faz, mas isso não chega para tirar mérito ao que escreve.Exemplo: criticou certeiramente os exames e critérios de Português, mas pelo meio ridicularizou a existência de questões de escolha múltipla, em vez de criticar as questões de escolha múltipla mal elaboradas.
Carlos Pires

Tiago Moreira Ramalho disse...

nao sei como se pode considerar 1984 e a quinta dos animais obras menores. no entanto, subscrevo o que diz MFM quando diz que a Antígona fez um belo trabalho em editar aquele conjunto de ensaios. apesar de ser pequena, a Antígona ainda é uma editora "à antiga" que dá apoio às grandes obras e não apenas aos best sellers de uma semana

Rui leprechaun disse...

Infelizmente, uma tal opinião descabida e não justificada desvaloriza inteiramente o artigo da socióloga. Ou seja, se é esse o início, então não vale mesmo a pena ler o resto e sim optar por quem perceba um pouco mais da obra do escritor britânico.

Não basta ter galardões para botar faladura, é preciso ter sensibilidade para saber o que dizer e como dizer e quando dizer. O que manifestamente não é o caso nessa infeliz introdução.

So... forget it!

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...