quinta-feira, 1 de março de 2018

HÚMUS - FESTIVAL LITERÀRIO DE GUIMARÃES

Informação da Booktaylors:

A segunda edição do Húmus — Festival Literário de Guimarães, que vai decorrer entre os dias 8 e 12 de março de 2018, dedica a sua programação às mulheres: às mulheres reais, que ajudaram a mudar a história do país, como Mumadona Dias, D. Maria II ou Sophia de Mello Breyner Andresen, desde os alvores da nacionalidade à queda da ditadura, mas também às mulheres da ficção, personagens que moldam o nosso património literário e cuja intensidade de caráter as fez sair das páginas dos livros para o imaginário nacional. Blimunda, Quina ou a Condessa de Gouvarinho transcendem as questões de género e ajudam-nos, há gerações, a entender melhor o país e o mundo em que vivemos.
O festival, que nasceu em torno da celebração dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão em 2017, destacará, este ano, a vida e obra da companheira de vida do autor de
Os Pescadores, Maria Angelina.
Durante cinco dias, Guimarães receberá a visita de escritores, jornalistas e pensadores que debaterão o papel da mulher na literatura e na sociedade. Para isso a programação contará com uma conversa de vida com a jornalista Maria Antónia Palla, no dia da mulher; mesas de debate sobre a mulher na literatura com Dulce Maria Cardoso, Carla Maia de Almeida, Cristina Branco, Filipa Melo ou Isabel Rio Novo; na noite de dia 10, terá lugar uma homenagem a Agustina Bessa-Luís, com a presença de Mónica Baldaque e Isabel Pires de Lima; no dia 11 pela manhã, conversaremos com o cientista Carlos Fiolhais sobre a ciência e as mulheres; o encerramento acontecerá no dia 12, com um espectáculo de poesia dedicado a Inês de Castro e uma evocação de Maria Angelina com a participação de Miguel Real e Maria João Reynaud.
Raul Brandão ilustrado por Afonso Cruz
Nunca o papel da mulher marcou tanto o debate nacional como nos últimos anos. A crescente consciencialização de que a mulher deve assumir um lugar mais interventivo na sociedade, a todos os níveis, é um dos passos mais importantes rumo a um país mais justo e igualitário. A segunda edição do Húmus não quer deixar de dar também o seu contributo.
O Húmus — Festival Literário de Guimarães é uma organização da Câmara Municipal de Guimarães com produção executiva da Booktailors. Para mais informações sobre a programação do festival, contacte: comunicacao@booktailors.com.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...