quarta-feira, 7 de março de 2018

Apresentação do livro "Terapias, energias e algumas fantasias"

Apresentação do livro "Terapias, energias e algumas fantasias" da autoria de João Villalobos, publicado na colecção Retratos da Fundação Francisco Manuel dos Santos.



Um excerto em que, a propósito da palavra "holístico", é citado um diálogo da série humorística Seinfeld, datado de 1991:

Kramer: Eu digo-te o que fazer, digo-te o que fazer. Vais ter com o Tor Eckman. Tor, Tor, ele trata logo de ti. É um herbalista, um curador. Ele não te trata só das amígdalas e dos adenoides, ele muda toda a forma como funcionas — corpo e mente.

Jerry: Eckman? Pensei que ele estava na prisão?

Kramer: Não, não, já saiu. Já saiu. Sabes, o lóbi dos médicos, estás a ver, tentaram tramá-lo. É tudo política. Mas ele é um rebelde.

Jerry: Um rebelde? Não. Johnny Yuma era um rebelde. Eckman é um chanfrado. George, tu queres que tomem conta das tuas amígdalas, fá-lo no hospital. Com um médico.

Kramer: Ele é holístico, George. Ele é holístico.

George: Holístico... Isso soa bem.

Jerry: Precisas de um médico a sério.

George (para Jerry): Deixa-me perguntar-te uma coisa... Quanto é que pensas que vai custar tirar as amígdalas e os adenoides no hospital?

Jerry: Ficar durante uma noite? Cirurgia menor? Sei lá, uns quatro mil.

George: Hum, hum. Quanto é que leva o curador?

Kramer: Primeira visita? 38 dólares.

George: Ah é? Holístico... É isso mesmo que preciso. Essa é a resposta.   

1 comentário:

Eduardo Grácias disse...

Brito Camacho, médico, no livro "Ao de leve", (1913 - Livraria Editora), escreveu:

Fôra creado de medico, e como a Natureza o dotára com bastante intelligencia e um notavel espirito de observação, aprendeu mil coisas com o doutor, a ponto de se julgar apto a fazer o que elle fazia. Depois chocava-o aquella subalternidade de moço de consultorio, as pessoas que entravam nem reparando n'elle, e algumas que n'elle reparavam tratando-o sem cortesia. Farto d'aquelle viver, reconhecendo-se talhado para mais altos destinos, um dia pediu contas ao patrão, e abalou sem dizer para onde.

Mezes passados, enchia a cidade a fama de um doutor novo, que fazia verdadeiros milagres, havendo quem affiançasse que dera vista... a uns poucos de aleijados, e cegára uma meia duzia de coxos. Por acaso o doutor topou o milagrante collega{10} na rua, e reconheceu n'elle o seu velho creado, muito correcto, muito bem posto, tal qual um intrujão com diploma. Ao outro dia, era um domingo, foi procural-o ao consultorio, curioso de saber como aquillo era feito. No largo, junto ao adro da Egreja, havia uma extraordinaria multidão.

—Quantas pessoas calcula o dr. que estejam além?

—Uns milhares.

—E quantas d'essas lhe parece que serão intelligentes?

—Algumas duzias.

—Pois essas formam a sua clientella; o resto pertence-me.

Vinha isto a proposito... a proposito... Ah! sim; a proposito da tiragem do jornal, que o administrador acha pequena.

AO CUIDADO DO SENHOR MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Carta que se recebe deve, por princípio, ter resposta. Por isso está certo que professores respondem às cartas do Ministro da Educação, Ciên...