terça-feira, 10 de janeiro de 2017

MÁRIO SOARES E OS JESUÍTAS


Caricatura de Rui Pimentel de Mário Soares publicada em O Jornal, de 8 de Março de 1991, p. 7. Mário Soares, Presidente da República é caricaturado como sósia de Pombal, vestido à maneira do século XVIII, ajoelhando-se perante um velho jesuíta. O caricaturista pretende  representar o Estado português a pedir perdão à Companhia de Jesus pelas perseguições antijesuíticas do passado. A ilustração foi motivada pela intervenção de Mário Soares no Congresso organizado pela Companhia de Jesus para comemorar mais um centenário do nascimento do seu fundador. O então Presidente da República Portuguesa fez um discurso apaziguador das velhas polémicas que confrontaram  republicanos e jesuítas, sublinhando que os republicanos do presente eram diferentes dos republicanos do passado, assim como os Jesuítas modernos tinham um postura diferente dos jesuítas desse passado.

O cartoon foi republicado na obra "Jesuítas. Construtorea da Globalização", José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, Edições CTT, 2016.

1 comentário:

Ildefonso Dias disse...

Ainda que hesitante, professor Carlos Fíolhais, porque se afasta do Povo?! Têm na sua vida alguns benefícios ou pretensões inconfessáveis?!

CARTA A UM JOVEM DECENTE

Face ao que diz ser a «normalização da indecência», a jornalista Mafalda Anjos publicou um livro com o título: Carta a um jovem decente .  N...