terça-feira, 10 de janeiro de 2017

MÁRIO SOARES E OS JESUÍTAS


Caricatura de Rui Pimentel de Mário Soares publicada em O Jornal, de 8 de Março de 1991, p. 7. Mário Soares, Presidente da República é caricaturado como sósia de Pombal, vestido à maneira do século XVIII, ajoelhando-se perante um velho jesuíta. O caricaturista pretende  representar o Estado português a pedir perdão à Companhia de Jesus pelas perseguições antijesuíticas do passado. A ilustração foi motivada pela intervenção de Mário Soares no Congresso organizado pela Companhia de Jesus para comemorar mais um centenário do nascimento do seu fundador. O então Presidente da República Portuguesa fez um discurso apaziguador das velhas polémicas que confrontaram  republicanos e jesuítas, sublinhando que os republicanos do presente eram diferentes dos republicanos do passado, assim como os Jesuítas modernos tinham um postura diferente dos jesuítas desse passado.

O cartoon foi republicado na obra "Jesuítas. Construtorea da Globalização", José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, Edições CTT, 2016.

1 comentário:

Ildefonso Dias disse...

Ainda que hesitante, professor Carlos Fíolhais, porque se afasta do Povo?! Têm na sua vida alguns benefícios ou pretensões inconfessáveis?!

35.º (E ÚLTIMO) POSTAL DE NATAL DE JORGE PAIVA: "AMBIENTE E DESILUSÃO"

Sem mais, reproduzo as fotografias e as palavras que compõem o último postal de Natal do Biólogo Jorge Paiva, Professor e Investigador na Un...