Mensagem recebida de Domingos da Mota em que rectifica um post convidado que publicámos da autoria de Paulo Trincão (em comentário, o poeta declara-se evolucionista):
Caros cientistas e filósofos,
Uma vez que o vosso colaborador Paulo Trincão usou um poema meu sem a sua transcrição integral (falta-lhe o título “Poema da interrogação”, bem como a respectiva epígrafe), e dado que esse poema é atravessado por uma carga de ironia muito forte, creio que não será o melhor exemplo para, poeticamente, exemplificar a sua tese do criacionismo (se entendi bem o artigo), antes pelo contrário.
Daí que deixei um comentário nesse artigo, e peço que o seu autor coloque o poema na íntegra, se mesmo assim o quiser manter, e já agora, explicite as referências, que são o meu blogue http://fogomaduro.blogspot.
Os melhores cumprimentos,
Domingos da Mota
Poema da interrogação
«Deus abençoou o sétimo dia e santificou-o, visto ter sido nesse dia que Ele repousou de toda a obra da criação.»
Génesis
Deus de tudo e do nada, se existes,
uno e trino, suprema omnisciência,
trabalhaste seis dias e resistes
impassível no céu, com paciência;
se em vez da criação numa semana
tivesses operado um mês a eito,
esculpisses o barro com mais gana
e fizesses um mundo mais perfeito;
(repara, por exemplo, vê o homem
que se diz ser à tua semelhança
e que mata e devasta e cria a fome,
em nome do poder e da abastança);
perdoa-me a pergunta impertinente:
existes como O Ser, ou como ente?
Domingos da Mota
17 comentários:
Caro Domingos da Mota, parabéns pela pertinência do poema e pela reflexão a que o mesmo induz.
Gostei da qualidade e elegância da ironia que pautam o seu poema (agora na íntegra).
Esta situação parece ironicamente mostrar que para a perspectiva da criação dar lugar à da evolução basta-nos apenas ter acesso a mais informação, mais contexto :-)
A l e p h
Deus responde a Domingos da Mota
A pergunt'impertinente não é,
Desculpas, pedir não deverá.
Responderei o mesmo que ao Moisés,
E desde logo a saber ficará.
A minha face ninguém a verá.
No capítl'um, versículo dezoito,
Apóstolo João confirmará,
Em letra corrida e muito afoito,
Que 'Deus nunca foi visto por alguém'.
Fernando Pessoa não fica atrás,
Repete o mesmo com algum desdém:
'Não acredito em Deus, mas, Satanás.
Se quisesse que eu acreditasse,
Só se, e quando, a face me mostrasse.
"Deus nunca foi visto por alguém"
(Êxodo, 33:11)
33:11 - E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda.
(DEUTERONÓMIO, 10:17)
17 - Pois o SENHOR, vosso Deus, é o "Deus dos deuses" e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
Evangelho de São João:
Versículo 18. A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.
Êxodo 33:18, 19, 20, 21, 22, 23
18. Moisés disse: "Mostra-me a tua glória".
19 E Deus respondeu: "Farei passar diante de ti toda a minha bondade, e proclamarei diante de ti o nome do SENHOR. Concedo a minha benevolência a quem Eu quiser, e uso de Misericórdia com quem for do meu agrado".
20. E acrescentou: "Mas tu não poderás ver a minha face, pois o homem não pode contemplar-me e continuar a viver".
21. O SENHOR disse: "Está aqui um lugar próximo de mim, conservar-te-ás sobre o rochedo".
22. "Quando a minha glória passar, colocar-te-ei na cavidade do rochedo, e cobrir-te-ei com a minha mão, até que Eu tenha passado".
23. "Retirarei a mão, e poderás então ver-me por detrás. Quanto à minha face, ela não pode ser vista".
"Não acredito em Deus porque nunca o vi,
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me: Aqui estou!.”
Fernando Pessoa
MITOLOGIAS !
"Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá."
Logo depois do encontro cara a cara com deus (Ex 33:11), ele diz para Moisés que ninguém poderá vê-lo e continuar a viver (Ex 33:20).
Embora deus seja muito "tímido" para mostrar sua face a Moisés, ele permite uma olhada "pelas costas" (Ex 33:23).
Os versículos citados são do livro Êxodo, capítulo 33.
33:11 - E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda.
33:20 - E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.
33:23 - E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
KTRETA !
MITOLOGIAS ! (2)
Deuteronómio 34:10)
10 - E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face;
NOTA: leia-se (Deuteronómio 34:10)
Quando refere que estiveram frente a frente, e se ninguém pode ver a face de Deus, o que equivaleria a morrer, deduz-se que Moisés terá visto Deus com olhos espirituais e não com olhos naturais.
À pergunta de Domingos da Mota
... ... ... ...
perdoa-me a pergunta impertinente:
existes como O Ser, ou como ente?
A resposta está no Êxodo (3:13,14), quando Deus diz a Moisés para falar com o Faraó e informá-lo de que vai fazer sair os israelitas do Egipto:
13. Moisés disse a Deus: «Eis que eu vou ter com os filhos de Israel e lhes digo:'O Deus dos vossos pais enviou-me a vós'. Eles dir-me-ão: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi eu?»
14. Deus disse a Moisés: «EU SOU AQUELE QUE SOU.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: 'Eu sou' enviou-me a vós!»
" ... deduz-se que Moisés terá visto Deus com olhos espirituais e não com olhos naturais."
A culpa era do oftalmologista que tratava do escriba hebreu.
" ... deduz-se que Moisés terá visto Deus com olhos espirituais e não com olhos naturais." (2)
Mas pode ver ... pelas costas (Ex 33:23). Mesmo assim sabe que é o elohim !
33:23 - E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
"EU SOU AQUELE QUE SOU"
Ao Anónimo das 18:31
Atenção:
Elohim = deuses
Elohá = Deus
Quando escreveu Elohim deveria ter escrito Elohá
“Uma constelação é evidentemente, muito menor que o poder dos Elohim; esta é, em outras palavras, muitos degraus abaixo da Sua Actividade. Um ser adiantado, conscientemente operando em algumas altas Esferas, está constantemente em contacto com os Elohim.”
Saint Germain
A Bíblia não é a palavra de deus!...
Poema da indignação
Entre: ser e ente o demente.
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