segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

EFEMÉRIDES CIENTÍFICAS

Cortesia de Adriano Simões (BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PORTO):

6 de janeiro de 1912 – Alfred Wegener, geofísico alemão, apresenta pela primeira vez a sua teoria da Deriva Continental, segundo a qual os continentes, hoje separados por oceanos, estiveram unidos numa única massa continental, por ele denominada de Pangeia, que existiu de há 300 Milhões de anos (Carbonífero superior) a 190 Milhões de anos (Jurássico superior). Wegener baseou-se nos fósseis e nas formações geológicas. Essa ideia datava de 1595, quando o cartógrafo Abraham Ortelius observou a semelhança geométrica das costas da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul. Sem provas, não passou de uma ideia curiosa.

7 de janeiro de 1610 – Galileu Galilei observa as 4 maiores luas de Júpiter pela primeira vez.

9 de janeiro de 1799 – Morre Maria Agnesi, matemática de Milão (Itália) que lançou o 1.º livro sobre cálculo diferencial e integral.

9 de janeiro de 1833 – Nasce William James Hershel, fisiologista britânico na Índia e o 1.º europeu a perceber as aplicações práticas das impressões digitais. Ciência.

9 de janeiro de 1868 – Nasce Søren Sørenson, químico dinamarquês que se dedicou à síntese inorgânica e depois, no Laboratório Carlsberg, da cerveja Carlsberg, onde para melhorar a qualidade da cerveja descobriu as medição de pH. Ciência. Bebidas. Indústria.

9 de janeiro de 1922 – Nasce Har Khorana, biólogo indiano que recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 1968 pelo seu trabalho na interpretação do código genético e síntese proteica. Biologia. Ciência.

 


Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...