sábado, 16 de janeiro de 2021

A MINHA CONFERÊNCIA NA SOCIEDADE DE ESTUDOS DE MOÇAMBIQUE: "EDUCAÇÃO FÍSICA - CIÊNCIA AO SERVIÇO DA SAÚDE PÚBLICA".

 


A Sociedade de Estudos de Moçambique, “Palmas de Ouro da Academia de Ciências de Lisboa”,  foi “ex-libris” científico, literário e cultural desta ex-Província Ultramarina de Portugal.

Foi, extinta depois de 25  de Abril, ligando-me a ela recordações saudosas e honrosas por aí ter proferido duas conferências e  desempenhado  os cargos de  presidente da Secção de Ciências e bibliotecário.

A Sociedade de Estudos de Moçambique foi criada em 1930 tendo o seu sócio fundador e primeiro presidente, engenheiro António Joaquim de Freitas, referido como objectivo da sua criação “estabelecer um convívio intelectual necessário às pessoas que vivem pelo cérebro”.

Uma dessas minhas conferências supra mencionadas,  sob o título de “Educação Física – Ciência ao Serviço da Saúde Pública”,   foi publicada, em edição da Sociedade de Estudos, tendo merecido do jornal “Diário” (Lourenço Marques, 18/12/73) a notícia que transcrevo:

“Editada pela Sociedade de Estudos de Moçambique, acaba de sair do prelo mais uma obra do Dr. Rui Baptista tratando da problemática da Educação Física.

Trata-se de um opúsculo contendo o texto da conferência por si proferida, em 16 de Agosto de 1971,  na sede daquele organismo .

Rui Baptista é um batalhador insatisfeito pela causa da sua dama – a Educação Física -, batendo-se pelos seus problemas em todos os sectores, sem evitar a polémica que pretende ser construtiva.

Esta obra vem dar mais uma achega e um importante suporte da vida moçambicana, mormente nos dias que correm – a Educação Física. Trata-se de mais um marco a merecer o caminho que o autor vem construindo na estrada nem sempre fácil mas que achou por bem escolher”.

As duas fotografias que ora publico, uma refere-se ao decurso da minha conferência, outra da respectiva assistência.

2 comentários:

Rui Baptista disse...

Em Portugal, depois da minha vinda após o 25 de Abril, publiquei várias conferências e palestras de entre elas, por exemplo, uma na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra, a convite do Professor Manuel Viegas Abreu, e duas nos Rotários desta cidade. O Professor Viegas de Abreu foi um dos entusiasta defensores da criação da actual Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Universidade das margens do Mondego.

Rui Baptista disse...

Na 1ª linha do meu comentário anterior, onde escrevi "publiquei", corrijo para proferi.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...