quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Um Mundo mais sustentável

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

1 a 6 de Março 10h00-18h00

UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL

Actividades hands-on. Gratuito

“O desenvolvimento sustentável satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras poderem também satisfazer as suas.”
Relatório da Comissão Brundtland

O planeta Terra tem todos os recursos necessários para a Vida. A água potável, os minerais e os alimentos que consumimos são alguns exemplos. Estes recursos são indispensáveis para as necessidades básicas do dia-a-dia e para a qualidade de vida a que estamos habituados.
Mas será que estes recursos vão existir sempre?
Estarás a consumir o suficiente ou em exagero?

Na 1.ª semana de Março, altura em que a Universidade de Coimbra apresenta a sua XII Semana Cultural, o Museu da Ciência associa-se a esta iniciativa com um conjunto de actividades sobre sustentabilidade. O desafio passa por aprenderes como podes contribuir para um consumo sustentável.

As escolas que queiram participar nestas actividades deverão efectuar a respectiva marcação.

DIA 617H00

VAMOS CUIDAR DA TERRA: FAZER POUCO PODE MUDAR MUITO

Lançamento do livro
Anabela Marisa Azul, Catarina Schreck Reis e Helena Freitas
Centro de Ecologia Funcional da Univ. de Coimbra.

O livro, dirigido a crianças e professores e que é o primeiro de uma nova colecção da Imprensa da Universidade de Coimbra intitulada Descobrir as ciências, pretende despertar a curiosidade de crianças em idade escolar para a temática das alterações climáticas.

2 comentários:

Ferreira arq. disse...

Com este tema, o livro não é só destinado a crianças e a professores.
O seu melhor destino seria para os nossos políticos...

É uma pena vermos, todos os dias, quem manda decidir e executar aberrações em termos ambientais, de ineficiência energética, de insustentabilidade, que, não seria pedir muito... mas valia bem o custo de uma edição do livro ao ministro da cultura, para oferecer um a cada um dos nossos políticos do governo e da assembleia da república. Já para não falar das Câmaras Municipais.

Já viram os veículos que estes senhores compram, com o dinheiro de todos nós... isto é que é sustentabilidade? Não deviam eles dar o exemplo à generalidade da população?

Já viram o tipo de edifícios públicos novos que eles ainda andam aí a mandar construir? Quando muitas vezes podiam reabilitar património existente?

Querem um exemplo? Já viram a "bizarma" que vai acabar com o actual museu dos coches? com 15.000 m2? Passamos de 8 para 80? sem qualquer tipo de eficiência energética e ambiental... Vão "estourar" 32 milhões de euros e ainda ficamos com o velho Picadeiro Real por reabilitar!!!

Parabéns aos autores, sendo muito importante a divulgação para mudar a mentalidade de muitas mentes "tacanhas" que aí andam...
Não custa fazer bem... é preciso é saber fazer; e um recado como o deste livro vem a calhar!

Ferreira arq. disse...

Deixo também o link de uma pequena história, com desenhos originais do Mestre Orlando Pompeu.
A remeter às crianças e não só...

http://forumsociedadecivil.blogspot.com/2009/03/o-luciano-ana-luisa-e-o-colibri.html

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...