sábado, 12 de dezembro de 2009

CONFUSÃO NA RELIGIÃO


No "New York Times" de hoje, Charles Blow publica um comentário ao recente "Pew Report" que dá conta da crescente confusão que a população norte-americana alimenta no domínio da religião: crenças de diferente origem misturam-se e alastram. Ver aqui. Gráficos elucidativos estão aqui : as experiências místicas, o contacto com mortos e com fantasmas tem aumentado.

1 comentário:

Rui leprechaun disse...

...bending dogmas to suit them instead of bending themselves to fit a dogma. And this appears to be leading to more spirituality, not less.


Ora aqui está algo interessante, para variar! :)

O aumento da espiritualidade, fora de qualquer denominação convencional, é um facto óbvio e facilmente visível. Essa frase no final do artigo é muito reveladora, pois demonstra como a religiosidade é cada vez mais uma vivência pessoal e não já tanto subordinada à mera crença nos dogmas, como no passado. Isto significa uma crescente independência e auto-suficiência do indivíduo, relativamente à congregação religiosa, o que está igualmente de acordo com essa “mistura” de crenças ou experiências múltiplas, num certo ecumenismo que vai ultrapassando progressivamente as fronteiras de um fé particular. And yes, that is a VERY good sign, indeed!


...this year's survey finds that religious and mystical experiences are more common today among those who are unaffiliated with any particular religion (30%) than they were in the 1960s among the public as whole (22%).


Obviamente, uma tal conclusão apenas reforça toda essa ideia algo intuitiva de que a religião, em sentido lato, é uma realidade com importância crescente na vida de muitas pessoas, ainda que as denominações religiosas mais tradicionais possam até estar num certo declínio da sua influência sobre os crentes.

Outro dado que me parece muito significativo, e vem de encontro ao que digo antes, é aquele presente no quadro das “experiências sobrenaturais”, pois enquanto se verifica um aumento considerável nos testemunhos de contactos com “mortos” ou “fantasmas”, não existe diferença no número de pessoas que consultam cartomantes e psíquicos.

Mais e melhor ainda, o incremento crescente quanto a experiências místicas ou religiosas – a base de TODA a religiosidade autêntica, same in religion as in science! – é um indício indesmentível de que o indivíduo é o centro da sua própria vivência religiosa e isso, repito, é um ÓPTIMO sinal!

Já agora, este instituto foi o mesmo que realizou em Outubro uma sondagem que mostra como a percentagem de americanos que acredita no aquecimento global caiu de 71% para 57% desde Abril de 2008, revelando que só 36% acredita que esse aquecimento se deva à actividade humana. Ou seja, não mais que 1 em cada 3 cidadãos dos EUA.

Fewer Americans See Solid Evidence of Global Warming

E, contudo, uma elite de pretensos “iluminados”, habituados talvez a outros tempos mais totalitários e dóceis, não se coibiu de produzir um par de vídeos (ONU e UK) inenarravelmente vergonhosos, explorando a credulidade e as emoções negativas mais básicas do Ser Humano, e aproveitando-se mesmo de crianças para veicular uma mensagem grosseiramente hipócrita e falsa!

Acho que fariam bem em compreender melhor o significado de ambas estas sondagens, pois o rebanho já não se assusta assim tão facilmente a qualquer grito de “cuidado com o lobo!”, principalmente se o pastor lhe inspira cada vez mais menor confiança...

So... it’s getting better all the time and NOT worse as they pretend!

For truth always prevails in the end!

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...