terça-feira, 16 de abril de 2019

25 DE ABRIL EM GOUVEIA: O MUSEU INTERNACIONAL DO LIVRO SAGRADO

Dia 25 de abril em Gouveia 
COLÓQUIO 
Apresentação do projeto pioneiro
Museu Internacional do Livro Sagrado
E
Anúncio do primeiro congresso científico em Portugal
sobre a Bíblia na Cultura Ocidental

A Câmara de Gouveia, em cooperação com o IEAC-GO, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, a CIDH – Universidade Aberta, o CLEPUL – Universidade de Lisboa, a Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, e outras instituições nacionais e internacionais, vai apresentar, na tarde do dia 25 de abril de 2019, as grande linhas programáticas do MILS – Museu Internacional do Livro Sagrado – O ADN das Civilizações do Mundo e o primeiro grande evento cultural associado a este projeto: o maior congresso científico de sempre sobre a Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização. Serão ainda lançados os três volumes primeiros da coleção única sobre A Bíblia em Portugal.
A Câmara de Gouveia, em cooperação com centros de investigação universitários de referência, pretende criar na sua cidade uma nova centralidade de cultura e de ciência que se torne uma referência no interior do país, procurando, assim, contribuir para combater a desertificação das regiões de Portugal distantes do litoral com a edificação de um grande polo de interesse para o turismo cultural e religioso de amplitude internacional.
Os anos de construção do MILS serão acompanhados pela realização de grandes eventos científicos, a começar por um congresso sobre a Bíblia, seguido de outro sobre Gastronomia e Religiões do Mundo, entre outros a anunciar.
Intervirão neste colóquio inaugural de dia 25 de abril personalidades da cultura e da ciência, entre as quais Carlos Fiolhais, José António Falcão, José Eduardo Franco, Paulo Mendes Pinto e Herculano Alves, conforme programa anexo.
Para este evento foram convidados todos os representantes das comunidades das diferentes religiões presentes em Portugal.
A Câmara de Gouveia irá disponibilizar um autocarro para quem quiser participar nesta iniciativa. Como o número de lugares é limitado, os interessados deverão inscrever-se até ao próximo dia 17 de abril. 
O autocarro partirá da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelas 9h15 e regressará a Lisboa às 19h00.

Para mais informações:
museudolivrosagrado@gmail.com

Tlm: 914 750 376; 961 088 814.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...