sábado, 12 de janeiro de 2019

NOVO LIVRO DE JORGE BUESCU NO RÓMULO


Na próxima 4ª-feira, dia 16 de janeiro de 2019, pelas 18h, o RÓMULO tem o prazer de apresentar uma palestra com Jorge Buescu, professor de Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O convidado virá falar-nos sobre o seu novo livro "Curvas ideais, relações desconhecidas e outras histórias da Matemática" e também sobre a sua carreira na ciência, educação e divulgação de ciência. O livro, com prefácio do professor de Química e crítico de arte Jorge Calado, contém um conjunto de histórias que apresentam algumas das actuais fronteiras da matemática, convidando os leitores a conhecerem alguns dos maiores enigmas científicos.
Esta palestra insere-se no programa "10 Anos | 10 Figuras", desenvolvido no âmbito da celebração do 10º Aniversário do RÓMULO, que aconteceu no dia 24 de Novembro de 2018.

Jorge Buescu nasceu em Lisboa em 1964. Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa, doutorou-se em Matemática na Universidade de Warwick, no Reino Unido. Foi professor do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico durante duas décadas, sendo hoje professor associado com agregação no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É autor de dezenas de artigos científicos e de mais de uma centena de artigos pedagógicos e de divulgação, nas áreas da matemática, física e engenharia. O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias, Matemática em Portugal, Casamentos e Outros Desencontros, O Fim do Mundo está Próximo? e Primos Gémeos, Triângulos Curvos e Outras Histórias de Matemática são algumas das suas obras para o grande público. Jorge Buescu foi nomeado Membro Correspondente da Ordem dos Engenheiros e foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, onde pugnou pela ciência e educação matemática. 
Pertence à direcção da União Internacional de Matemática. É o divulgador da Matemática mais conhecido em Portugal. Em 2001 foi galardoado com o Prémio Rómulo de Carvalho de Investigação e Divulgação Científica.

ENTRADA LIVRE   
Público-alvo: Público em geral   
Cartaz
Facebook
Contactos: Maria Manuela Serra e Silva – ccvromulocarvalho@gmail.com / 239 410 699

1 comentário:

Clipping Path Service disse...

I gotta bookmark this website it seems extremely helpful very useful. Thanks

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...