quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

“FLORESTAS MARINHAS: UMA VIAGEM PELO PASSADO, PRESENTE E FUTURO”




Na próxima 4ª feira, dia 9 de Janeiro de 2019, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra "Florestas marinhas: uma viagem pelo passado, presente e futuro”, por Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Professora associada da Universidade do Algarve.



Esta palestra integra-se no ciclo  "Ciência às Seis - Terceira temporada"*

Sinopse da palestra:
As florestas do mar são formadas por seres marinhos muito diversos como algas castanhas gigantes e animais como corais e esponjas, e são essenciais para muitos dos seres vivos nesses ecossistemas marinhos.  Estas espécies têm fraca capacidade de migração mas ao longo das épocas passadas, as alterações climáticas causaram repetidas alterações das suas distribuições. Essas variações deixaram marcas na biodiversidade genética das populações atuais, que permitem compreender o seu passado e fazer previsões sobre o seu futuro, revelando o papel importante da Península Ibérica na conservação da biodiversidade destes importantes ecossistemas. 

*Este ciclo de palestras é coordenado por António Piedade, bioquímico, escritor e divulgador de Ciência.

ENTRADA LIVRE

Público-Alvo: Público em geral

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...