quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

OBSERVATÓRIO DO LAGO DO ALQUEVA

Informação recebida do OLA:

Em Janeiro e Fevereiro o Observatório do Lago Alqueva espera por si!


De Terça a Sábado às 18h30
Observação Astronómica
Uma visita guiada pelo céu magnífico de Monsaraz onde se pode aprender a orientação pela polar, identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas idades, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda de telescópios. As explicações são feitas em linguagem acessível pelos guias do OLA.


Sábados às 16h30
Pequenos Astrónomos
Todos os Sábados à tarde, o OLA realiza actividades para crianças, onde os pequenos cientistas aprendem mais sobre Ciência e Astronomia de forma divertida num ambiente descontraído. Verifique aqui o calendário de atividades.


12 Dez, 18h30 – Café Ciência: A estrela de Belém
Com a ajuda do Prof. Rui Agostinho, serão apresentados e discutidos os textos bíblicos que referem este evento. Nesta palestra mostrar-se-ão simulações realistas do céu estrelado que os Reis Magos observaram, para levar-nos a concluir que a estrela de Belém foi mesmo…


12 & 13 Jan – Curso de Astronomia I: O sistema solar
Este primeiro módulo de três, é ministrado pelo professor Rui Agostinho. São abordados temas como a formação do sistema solar, a vida da nossa estrela o sol e os cometas. Indicado para todos os níveis de formação e idades.


26 Jan – Astrofotógrafo por uma noite
Em apenas duas horas, os participantes aprendem e praticam no parque do OLA as definições que as máquinas fotográficas devem ter para se iniciarem na astrofotografia de paisagem. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.


2 Fev – Astrofotógrafo por uma noite
Em apenas duas horas, os participantes aprendem e praticam no parque do OLA as definições que as máquinas fotográficas devem ter para se iniciarem na astrofotografia de paisagem. Inscrições limitadas a um máximo de 5 participantes.


9 Fev às 18h30 – Café Ciência: Divulgando a Astronomia pela África de Leste
Nesta o Dr. Buitrago (IA) descreverá como a Astronomia pode ser uma ferramenta válida para inspirar as novas gerações de estudantes nos países da África de Leste.


9 & 10 Fev – Curso de Astronomia II: Galáxias, os tijolos do nosso Universo
Curso coordenado pelo Dr. Buitrago (IA), onde conceitos como a classificação das galáxias, a sua formação e evolução e a sua distribuição espacial são discutidos.

Consulte os nossos eventos aqui


A apontar ainda na agenda:
  • 2 e 3 de Março – Curso de Astronomia: Telescópios
  • 6 de Abril – Maratona de Messier
  • 14 e 15 Abril – Curso de Astronomia: Do Big Bang às Galáxias
  • 4 Maio – Dia Aberto
  • 18 Maio – Oficina de Diários gráficos Sky Sketchers
  • 8 Junho – Festival Terras sem Sombra em Barrancos

Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...