quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

"Esta escola está nas mãos dos alunos"

Esta escola (...) está nas mãos dos alunos. Um projecto-piloto do Ministério da Educação, em cooperação com os professores, onde os alunos gerem o seu trabalho. (aqui)
As breves frases acima reproduzidas anunciam a reportagem "Uma Escola Para a Vida" ("Repórter TVI", emitida ontem). O tom de voz de quem as lê e o próprio conteúdo da reportagem imputa-lhes uma conotação manifestamente positiva. São veiculadas como um ideal.

Um ideal que nega o direito à educação dos mais novos, consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que neste mês fez setenta anos, e, no caso de Portugal, no que concerne à escola pública, a escola para todos, na Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os alunos são obrigados, por lei, a frequentar essa escola maravilhosa. Com essas tenras idades, as crianças gostam sobretudo de brincar. Assim, aproveitando uma ideia que li em Agostinho da Silva, e dado que a prolongada escolaridade obrigatória em Portugal retira a necessidade de abordar muitas matérias no 1.º e 2.º ciclos, posto que serão repetidas em ciclos posteriores, proponho a transformação das antigas escolas primárias em jardins de infância. Por exemplo, penso que a idade mais adequada para aprender a ler e a escrever andará ali pelos doze ou treze anos. Os professores, rejubilantes com as skills democráticas que inculcam nas criancinhas autónomas de 8 anos, seriam mandados para casa, obviamente sem necessidade de serem substituídos por outros, com ganhos evidentes para a educação e finanças públicas!
Se os senhores jornalistas da reportagem "Uma escola para a vida" querem apresentar um trabalho honesto sobre a escola flexível e inclusiva, aconselho-os a visitarem uma escola com ensino profissional, onde os formandos estão encerrados em salas de aula desde o nascer ao pôr do sol, a fingir que aprendem quase nada, a bem das estatísticas do sucesso escolar para todos, sejam eles pobres ou ricos, mentecaptos ou inteligentes, bons ou maus selvagens!

Ag nus disse...

Detesto escolas onde os alunos estão sentadinhos, todos iguais, sem falar. Que falta de brilhantismo!
https://youtu.be/fRL447oDId4

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...