terça-feira, 24 de julho de 2018

"A água na arquitectura e na engenharia" hoje pelas 21 h na esplanada do Café de Santa Cruz, na baixa de Coimbra


Integrado no programa "Ciência Viva no Verão" a ciência sai hoje mais uma vez à rua, à agradável esplanada do histórico Café Santa Cruz, na Baixa de Coimbra (na foto). Venha tomar um café connosco e tertuliar sobre a "água na arquitectura e na engenharia" com dois professores da Universidade de Coimbra, o arquitecto João Paulo Cardielos, especialista em arquitectura de paisagem, e Maria da Conceição Morais de Oliveira  Cunha, especialista em hidráulica e recursos hídricos.  Curiosamente, trabalhando os dois em Coimbra, são os dois naturais de Viana do Castelo. (biografias em baixo). A conversa será à volta  de temas como: a água na paisagem urbana e como levar e trazer a água das cidades. Sendo Coimbra uma cidade com rio, como se relaciona a urbe com o rio e como aproveitamos o nosso rio?

 João Paulo Cardielos

Natural de Viana do Castelo (1963). Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1986). Docente no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desde Dezembro de 1992. Defendeu em 2009 a tese doutoral "A Construção de uma Arquitectura da Paisagem", apresentada à UC e aprovada por unanimidade pelos membros do júri, subordinada às relações da arquitectura com o território e com a condição urbanizada actual da paisagem habitada. 

 Professor Auxiliar no Dep. de Arquitectura da FCTUC onde desempenha, presentemente, o papel de Coordenador do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura. Docente Responsável pela Biblioteca do DArq-FCTUC. Investigador sénior do Centro de Estudos Sociais|- Laboratório Associado UC, onde integra a equipa do Núcleo de Estudos|Cidades, Culturas e Arquitectura. Lecciona no Darq-FCTUC, no presente ano lectivo e desde 3005-2006, a disciplina de Projecto V ao 5.º ano do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura. É ainda docente no cursos de doutoramento em arquitectura do DArq-FCTUC, e nos cursos de especialização, mestrado e doutoramento, oferecidos pela Iniciativa EfS |Energia para a Sustentabilidade, da UC. Prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, no DArq-FCTUC, em 1998, e leccionou anteriormente no mesmo departamento, as seguintes disciplinas das Áreas Científicas de Urbanismo e Arquitectura: Sistemas Urbanos; Cidade e Território I e I; Planeamento Físico I e II; Urbanologia; tendo leccionado ainda, no ano letivo transato, as disciplinas de Território e Paisagem I e II. 

 A investigação sobre o tema da paisagem, bem como as relações entre a disciplina da Arquitectura e outras disciplinas implicadas nos processos de construção das paisagens, complexas, do habitar contemporâneo, continuam a dominar o seu  interesse. Essa também a principal motivação do grupo que orienta e que constitui uma equipa  com formações diversas, provenientes do Mestrado Integrado em Arquitectura do DArq-FCTUC, e ainda dos vários cursos da iniciativa EfS | Energia para a Sustentabilidade da UC, e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 

Maria da Conceição Morais de Oliveira Cunha 

Narural de Viana do Castelo. Graus académicos · Engenheira Civil (FCTUC, 1978), Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos (IST-UTL, 1986); Doctorat en Sciences Naturelles Appliquée (Universidade Católica de Louvain, 1990); Equivalência ao grau de Doutor em Engenharia Civil (IST-UTL, 1991); Agregada em Engenharia Civil (UC, 2004). 

Professora Associada com Agregação da FCTUC, leccionando disciplinas de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Hidráulica Subterrânea, Introdução à Engenharia do Ambiente, Gestão Ambiental e Impactes Ambientais. Professora Convidada na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, leccionando a disciplina Planification de l’Utilisation des Ressources en Eau do Master of Advanced Studies in Hydraulic Engineering. · Coordenadora do Mestrado em Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente. · Coordenadora do Programa de Doutoramento em Engenharia do Ambiente. Subdirectora da FCTUC. 

Autora (com Luis Miguel Nunes) do livro Groundwater Characterization, Management and Monitoring, WIT press, 2010. · Autora de mais de 200 publicações (artigos em revistas internacionais e nacionais, em conferências e relatórios). Editora de vários livros e membro da comissão editorial de duas revistas e de várias séries de livros. Chairman e membro da comissão organizadora/comissão científica de várias conferências internacionais e nacionais. Coordenadora de vários projectos de investigação nacionais e participante em vários projectos internacionais na área da gestão integrada de recursos hídricos e da gestão proactiva do risco. Orientadora de várias teses de Mestrado e de Doutoramento. Avaliadora da União Europeia para Projectos submetidos no âmbito do 5ª, 6ª e 7ª programas quadro. Delegada Nacional às Acções COST C19 Proactive Crisis Management of Urban Infrastructure (2005-2008) e COST TU0902 Integrated Assessment Technologies to Support the Sustainable Development of Urban Areas (2009-2013).

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...