sexta-feira, 3 de setembro de 2021

REGRESSO ÀS AULAS


Meu artigo de opinião no Público de ontem:

 Pela primeira vez, desde que comecei a ensinar, há 44 anos, não regresso às aulas. Dei em Julho a “última aula” na Universidade de Coimbra, dizendo que poderia, se houvesse interesse, vir a dar mais “últimas aulas”, o que tem vindo a acontecer de um modo informal. A diferença é que não vou iniciar nenhum curso para uma nova leva de alunos.

Já me perguntaram se não sinto um vazio. Respondo que não, pois tenho, tal como a Natureza em geral, horror ao vácuo. Tenho muitas coisas para fazer, a começar desde logo por ler uma pilha de livros que me aguarda há muito. É agora tempo para tudo aquilo que andava adiado. Como diz o belo trecho do Eclesiastes (3:1,2), “Para tudo há um momento, e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu:/ tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou.”

Mas, mesmo apartado do ensino formal, quero deixar uma palavra aos professores que vão agora começar um novo ano lectivo. 

(...)
(só para assinantes)

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...