quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

(≈) 2400 ANOS DE ATOMISMO!



Breve apontamento saído no "Diário de Coimbra".

Demócrito de Abdera (cerca 460 a.C. a 370 a.C.), filósofo grego, foi o principal expoente da escola atomista da cultura helenista. Segundo ele, o cosmos que nos rodeia é formado por um número incontável de átomos, partículas finitas e indivisíveis. O movimento dessas partículas fundamentais, de que todas as coisas seriam feitas, tem implícito a ideia da existência de vazio. Sem este vazio o movimento das partículas não seria possível, terá deduzido Demócrito. Este atomista explicava ainda a diversidade e o estado da matéria através da sua constituição por diferentes associações de átomos.

Cerca de 2400 anos depois, Rutherford coordenou a experiência científica que aprofundou a ideia sobre os átomos de Demócrito: os átomos não são partículas fundamentais mas têm núcleo e electrões que se movem num enorme “vazio”. Rutherford acrescentou substância qualitativa e quantitativa ao átomo através do seu modelo atómico.

Se hoje celebramos este avanço no conhecimento científico, fruto do método experimental, não podemos de deixar de referir a ideia antiga sobre a constituição do Universo. Até porque o atomismo de Demócrito "fertilizou" todo o novo pensamento científico moderno, pelo menos a partir de Galileu Galilei.

António Piedade

2 comentários:

Anónimo disse...

Se não fosse o povo grego
com sua filosofia,
ainda agora, hoje em dia,
estaria o mundo cego!

JCN

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Haveria um ar araucário,
que estranha e perfeita
d'este relicário enfeita,
régua doce e mel em trio.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...